Como habilitar filtro de conteúdo político no Instagram?

Como ativar filtro de conteúdo político no Instagram?

No dia 9 de fevereiro de 2024, a empresa Meta atualizou o Instagram e o Threads nos Estados Unidos, inserindo um filtro de conteúdo político. A novidade chegou ao Brasil em 28 de março, mas ainda não foi disponibilizada em larga escala. A Meta afirma que a decisão de seguir ou não contas que publiquem conteúdo político deve ser do próprio usuário, visando proporcionar boas experiências aos usuários das plataformas.

A atualização adicionou um filtro de conteúdo político opcional nas configurações, que limita a exibição de tópicos considerados sociais ou políticos. As publicações sugeridas para o usuário pelo algoritmo seguirão o que o filtro determinar, reduzindo as recomendações desse tema na aba “Explorar”, nos “Reels” e nas sugestões do feed ou de usuários a serem seguidos. A intenção da Meta é reduzir a quantidade de postagens políticas mostradas para usuários que não desejam ver esse tipo de conteúdo em seu feed.

O filtro de conteúdo político do Instagram abrange uma categoria bastante vasta, incluindo assuntos relacionados a governos, eleições e tópicos sociais que afetam um grupo de pessoas e/ou a sociedade em geral. No entanto, a novidade não altera a quantidade de postagens políticas recebidas das contas que o usuário já segue.

Para ativar ou desativar o filtro de conteúdo político, o usuário deve acessar o menu de configurações do Instagram, na aba “Conteúdo sugerido”. A opção “Conteúdo político” estará disponível caso o aplicativo esteja atualizado. Ao selecionar essa opção, duas opções serão apresentadas: “Limitar” e “Não Limitar”. A opção “Limitar” restringe todos os conteúdos políticos provenientes de contas que o usuário não segue, enquanto a opção “Não Limitar” mantém o funcionamento tradicional, com a exibição de conteúdo político recomendado.

É importante destacar que essa mudança não afeta as postagens de contas que o usuário já segue. No entanto, as plataformas não recomendarão proativamente conteúdo sobre política, o que pode limitar a capacidade dos usuários de consumirem conteúdos diversos sobre questões políticas com pessoas fora de seus círculos existentes.

Essa atualização é especialmente impactante em um ano eleitoral, pois pode gerar controvérsias e afetar a experiência dos usuários nessas plataformas. Cabe ao usuário decidir se deseja ou não usar o filtro de conteúdo político e qual tipo de conteúdo político deseja ver em seu feed.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]