10 softwares clássicos de computador que foram utilizados na juventude e ainda estão disponíveis

10 programas antigos de PC que você usou na adolescência e ainda existem

Uma notícia recente divulgada pelo Guia Região dos Lagos destaca 10 programas antigos de PC que foram muito utilizados na adolescência e que continuam disponíveis até hoje. Esses programas foram populares em uma época em que a internet não era tão rápida e o streaming ainda não existia. Eles eram utilizados para facilitar a descoberta e compartilhamento de conteúdos interessantes.

Um desses programas é o Winamp, um reprodutor de mídia para computadores que ficou muito famoso nas décadas de 1990 e 2000. Ele tinha uma interface personalizável, suportava skins (temas visuais), tinha equalizador de áudio e podia reproduzir uma variedade de formatos de áudio, como MP3, WAV e AAC.

Outro programa mencionado na lista é o eMule, um programa de compartilhamento de arquivos peer-to-peer (P2P) que permitia aos usuários compartilhar e baixar arquivos através da rede eDonkey2000 e da rede Kad. O eMule era muito utilizado no início dos anos 2000 para compartilhar músicas, vídeos e outros tipos de arquivos.

O VLC é outro programa antigo mencionado na lista. Trata-se de um reprodutor de mídia de código aberto que é conhecido por sua capacidade de reproduzir quase todos os formatos de áudio e vídeo existentes, mesmo aqueles que não são comumente suportados por outros players. Ele está disponível gratuitamente para várias plataformas e possui recursos avançados, como equalizador de áudio, suporte a legendas e transcodificação de formatos.

Outro programa bastante conhecido é o iTunes, que inicialmente foi lançado em 2001 como um reprodutor de mídia digital. Ele permitia aos usuários organizar e reproduzir música e vídeos, além de oferecer a possibilidade de comprar músicas, filmes, programas de TV e podcasts através da iTunes Store. O iTunes também era usado para sincronizar conteúdo com dispositivos Apple, como iPhones, iPads e iPods. Em 2019, o aplicativo foi descontinuado no macOS Catalina e dividido em três aplicativos separados: Apple Music, Apple TV e Apple Podcasts.

O uTorrent, por sua vez, é um aplicativo de software utilizado para baixar arquivos através do protocolo BitTorrent. Ele é um dos clientes BitTorrent mais populares devido ao seu tamanho pequeno, baixo uso de recursos do sistema e interface de usuário simples.

O Skype é um aplicativo de comunicação que permite fazer chamadas de voz e vídeo pela internet, enviar mensagens de texto e compartilhar arquivos. Ele foi lançado em 2003 e foi um dos primeiros serviços a oferecer chamadas de voz pela internet (VoIP) de alta qualidade de forma gratuita entre usuários do Skype.

O FrostWire é um aplicativo de compartilhamento de arquivos peer-to-peer (P2P) que permite aos usuários compartilhar arquivos de mídia, como músicas, vídeos, programas e imagens. Ele suporta a rede BitTorrent, o que significa que os usuários podem baixar arquivos não apenas de outros usuários do FrostWire, mas também de outras fontes BitTorrent.

O WinRAR é um programa de compressão de arquivos e utilitário de arquivo para Windows. Ele permite comprimir arquivos para economizar espaço em disco e para facilitar o envio por e-mail ou a transferência pela internet. Além disso, o WinRAR pode ser usado para descomprimir arquivos em vários formatos de compressão, como RAR, ZIP, 7-Zip, TAR, entre outros.

Por fim, o Soulseek é um aplicativo de compartilhamento de arquivos peer-to-peer (P2P) focado principalmente em música. Ele foi lançado em 2001 e é conhecido por sua comunidade dedicada de usuários que compartilham principalmente músicas raras, alternativas e independentes.

Esses são apenas alguns dos programas antigos mencionados na lista. Mesmo após tantos anos, eles ainda são utilizados por muitas pessoas. É interessante ver como esses programas foram pioneiros em suas funcionalidades e como ainda são lembrados e utilizados até hoje.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]