Notícia Reescrita:
Se você está dando os primeiros passos no mundo de League of Legends (LoL), pode sentir-se um pouco confuso com a quantidade de termos e gírias utilizados pelos jogadores. Mas não se preocupe, estamos aqui para ajudar! Neste dicionário de LoL para iniciantes, vamos te guiar pelos principais termos e expressões que você precisa conhecer para se comunicar e entender melhor o jogo.
Antes de começarmos com o nosso dicionário de LoL, é provável que você já saiba o significado dessas siglas do jogo, mas caso não saiba, “LoL” é a abreviação de “League of Legends”, o nome do MOBA em si. Por sua vez, “MOBA” significa “Multiplayer Online Battle Arena”. Esse gênero de jogo é caracterizado por partidas online onde duas equipes competem em um mapa dividido em áreas, geralmente com três rotas principais, e o objetivo principal é destruir a base inimiga enquanto defende a própria. Agora sim, vamos para o dicionário!
ADC: Sigla para “Attack Damage Carry”. Refere-se aos campeões de dano físico que geralmente são responsáveis por causar grandes quantidades de dano em combate, especialmente no final do jogo.
AFK: Abreviação para “Away From Keyboard”. Indica que um jogador está ausente do jogo, seja temporariamente ou permanentemente. Isso pode ser prejudicial para a equipe, pois deixa um jogador em desvantagem numérica.
AP: Abreviação para “Ability Power”. Refere-se à estatística que aumenta o poder dos feitiços e habilidades mágicas de um campeão.
ARAM: Sigla para “All Random All Mid”. É um modo de jogo onde os jogadores são designados aleatoriamente para um campeão e devem lutar apenas na rota central (mid), sem voltar à base.
Backdoor: Estratégia onde um jogador invade a base inimiga para destruir torres ou o nexus enquanto a equipe adversária está ocupada em outras partes do mapa.
Ban: Significa banimento ou banir. Pode ser aplicado a um jogador ou campeão específico.
Bait: Expressão usada para enganar o oponente, se fazendo de isca para que ele caia em alguma armadilha.
Bot: São personagens controlados pelo próprio jogo, ou seja, não controlados por jogadores reais.
Build: É o conjunto de itens de um jogador.
Buff: Efeito que geralmente dá algum status positivo ou poder ao campeão.
Caitar: Termo derivado de “Kiting”, que descreve a estratégia de atacar um campeão inimigo e se deslocar frequentemente para longe dele.
Campeão: São os personagens controlados pelo jogador.
CC: Abreviação para “Crowd Control”. Refere-se a habilidades que podem limitar ou controlar os movimentos de um inimigo, como atordoamento, enraizamento e silenciamento.
CS: Sigla para “Creep Score”. Indica o número de tropas (minions) que um jogador matou durante a partida.
Counter/Counterar: Termo para contra-ataque, agindo no erro do inimigo.
Debuff: O contrário de Buff. Refere-se a um status ou condição negativa infligida ao campeão do jogador.
Dive/Divar: Atacar os jogadores enquanto eles estão embaixo de suas próprias torres.
DPS: Abreviação para “Damage Per Second”. Refere-se à quantidade de dano que um campeão pode causar por segundo.
Engage/engajar: Ato de iniciar uma luta ou confronto com a equipe inimiga.
Elo: Colocação de um jogador no ranqueado do LoL. Existem 9 elos: ferro, bronze, prata, ouro, platina, diamante, mestre, grão-mestre e desafiante.
Farm/Farmar: Abater tropas para acumular mais ouro e experiência.
Feed: Termo usado para descrever um jogador que morre repetidamente para os inimigos, alimentando-os com ouro e experiência.
First Blood: Primeira morte do jogo.
Flash: Invocação de feitiço que permite aos campeões teleportarem uma curta distância em uma direção especificada.
Freezar: Atuar para que a onda de minions não avance, garantindo mais ouro e experiência do adversário.
Gank/Gankar: Emboscada ou ataque surpresa de um ou mais campeões inimigos em uma rota.
GG: Abreviação para “Good Game”. É uma expressão usada no final de uma partida como um gesto de respeito aos jogadores adversários, independentemente do resultado.
GG Easy: Expressão usada para dizer ao oponente que a partida foi fácil de forma pejorativa.
HP: Abreviação para “Health Points”. Indica a quantidade de vida que um campeão possui.
Jungle: Refere-se à área entre as rotas onde estão localizados os monstros neutros e onde os junglers passam a maior parte do tempo.
Inhib: Abreviação para “Inhibitor”. São estruturas localizadas na base de cada equipe que, uma vez destruídas, causam o surgimento de super minions na rota correspondente.
Jungler: Campeão designado para matar monstros neutros na selva e ajudar as rotas inimigas com ganks.
KDA: Abreviação para “Kill/Death/Assist”. É uma estatística que representa o número de eliminações (kills), mortes e assistências de um jogador durante uma partida.
Lane: Refere-se às rotas principais do mapa: top, mid e bot.
Last Hit: Ato de dar o golpe final em uma tropa para garantir ouro e experiência.
Meta: Refere-se às estratégias, campeões e construções mais populares e eficazes no momento.
Minions: São as tropas controladas pelo jogo que caminham ao longo das rotas e atacam inimigos automaticamente.
Nexus: Estrutura localizada na base de cada equipe. Destruir o nexus inimigo é o objetivo final do jogo.
OP: Abreviação para “Overpowered”. Refere-se a algo que é considerado excessivamente forte ou desequilibrado no jogo.
Peel: Ato de proteger um aliado vulnerável, afastando os inimigos que estão atacando-o.
Poke: Estratégia de atacar os inimigos à distância com habilidades de longo alcance.
Quadra Kill: Termo usado quando um jogador elimina quatro inimigos consecutivamente em um curto espaço de tempo.
Roaming: Estratégia onde um jogador deixa sua rota para se mover pelo mapa e ajudar outras rotas ou objetivos.
Runa: Sistema de personalização que permite aos jogadores ajustar as estatísticas e habilidades de seus campeões antes do início de uma partida.
Smurf: Termo usado para descrever um jogador experiente que cria uma nova conta para jogar em níveis mais baixos do que seu verdadeiro nível de habilidade.
Snowball: Termo usado para descrever uma situação em que uma equipe obtém uma vantagem inicial e a utiliza para aumentar ainda mais sua vantagem.
Tank: Campeão com alta resistência e capacidade de absorver grandes quantidades de dano.
Tilt/Tiltar: Termo usado para descrever um estado de frustração ou raiva que pode afetar negativamente o desempenho de um jogador.
Ultimate: Habilidade final de um campeão, geralmente a mais poderosa e impactante.
Vision: Refere-se à capacidade de ver partes do mapa, geralmente fornecida por sentinelas, torres ou habilidades específicas.
Wardar: Posicionar uma sentinela ou totem de vigilância em algum ponto do mapa para garantir uma visão completa da área escolhida.
XP: Abreviação para “Experience Points”. Indica a quantidade de experiência que um campeão possui, necessária para subir de nível e fortalecer suas habilidades.
Dominar esses termos e gírias é essencial para se comunicar efetivamente com sua equipe e entender melhor as nuances do jogo. Lembre-se de que League of Legends é um jogo em constante evolução, então esteja aberto a aprender novos termos e estratégias à medida que você avança em sua jornada como jogador. Com o tempo e a prática, você se tornará um mestre do jogo. Boa sorte e divirta-se jogando!