Dicas para selecionar um amplificador de sinal para celular

Como escolher um repetidor de sinal de celular: guia e dicas

Amplificadores de sinal de celular ou repetidores podem ser uma solução para áreas onde o sinal é prejudicado por barreiras e/ou longas distâncias entre a torre da operadora e o ponto que deseja a presença do sinal. No entanto, ao escolher um repetidor de sinal de celular, é necessário ficar atento para não errar.

Antes de mais nada, é preciso entender suas principais aplicações e quais cuidados iniciais são necessários para a escolha certa do equipamento repetidor de sinal. Os dispositivos são necessários em qualquer local onde o sinal será prejudicado pela presença de barreiras físicas, naturais ou eletromagnéticas.

Além disso, os repetidores de sinal de celular também são utilizados devido à longa distância que pode existir entre a estação rádio-base (ERB) da operadora e a localidade que se deseja a presença do sinal. Os ambientes onde eles são utilizados se dividem em pequenos, médios, grandes e zona rural.

Em ambientes pequenos, como casas, apartamentos, escritórios e estabelecimentos comerciais, o repetidor é necessário para melhorar o nível de recepção de sinal das operadoras no interior desses locais.

Já em áreas médias e grandes, como empresas, galpões ou locais onde o sinal do celular é afetado por diferentes bloqueios, como construções, o aparelho é necessário para melhorar a qualidade da comunicação e potencializar a cobertura.

Na zona rural, o repetidor pode ser uma solução devido às longas distâncias entre o dispositivo móvel e a torre da operadora. Em fazendas, sítios e chácaras, por exemplo, é comum a necessidade de amplificação do sinal.

Ao escolher um repetidor de sinal de celular na hora da compra, é preciso verificar se existe algum sinal a ser amplificado nas proximidades do local. Além disso, é importante saber a frequência do sinal e qual a área de cobertura o aparelho deve atender.

Cada operadora opera em uma faixa de frequência específica, portanto é necessário que as antenas e o repetidor escolhido correspondam à faixa da operadora escolhida. Antes de comprar, é recomendado entrar em contato com a operadora e descobrir a frequência da região.

Além disso, é importante considerar a área de cobertura que o repetidor deve abranger. Também é válido verificar o relevo do local e se existem materiais que possam isolar ou atrapalhar a dispersão e a abrangência do sinal.

É fundamental seguir essas recomendações para garantir uma escolha correta do repetidor de sinal de celular. Assim, você poderá desfrutar de uma melhor qualidade de sinal e comunicação em espaços onde o sinal é prejudicado.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]