Entenda o selo digital presente em fotos tiradas por pessoas.

O que é o selo digital usado na fotografia tirada por humanos?

A ascensão das ferramentas de criação de imagens baseadas em IA gerou muitas especulações sobre o fim da fotografia digital. Marcas gigantes do setor estão trabalhando em um tipo de selo digital para combater essa competição com a inteligência artificial.

Esse selo tem o objetivo de diferenciar as imagens criadas por IA das produzidas por seres humanos. Empresas como Nikon, Sony e Canon, desenvolveram o selo digital, que funciona por meio de um sistema de marcação digital para suas câmeras.

Esse certificado digital inclui dados como data, local onde as imagens foram produzidas e demais credenciais ligadas à imagem. Ele ajuda a verificar a autenticidade das fotos, diferenciando as imagens criadas por IA das fotografias tiradas por seres humanos.

O sistema de rotulação faz com que as imagens criadas por IA apareçam com a informação “Sem credenciais de conteúdo”. Além disso, o sistema consegue identificar imagens falsas e imagens que sofreram algum tipo de edição.

Empresas como Nikon, Sony e Canon estão desenvolvendo e adotarão o padrão do selo digital. É importante destacar que as empresas japonesas dominam cerca de 90% do mercado global de máquinas fotográficas atualmente.

A Sony, por exemplo, adicionará assinaturas digitais em três modelos de câmeras profissionais mediante uma atualização de software. A Canon, por sua vez, planeja lançar uma câmera profissional com recursos similares ainda em 2024. Além disso, a Canon está trabalhando no desenvolvimento de um aplicativo de gerenciamento de imagens, que permitirá que os fotógrafos verifiquem a autenticidade das fotos, sejam elas artificiais ou não.

Já a Nikon planeja incorporar a tecnologia de autenticação em suas câmeras de alta resolução, com o objetivo de focar em profissionais de fotojornalismo e outras áreas. O lançamento desse equipamento da Nikon está previsto para o segundo semestre de 2024.

É importante ressaltar que esses avanços na tecnologia de selo digital têm como objetivo garantir a autenticidade das fotografias e combater a disseminação de imagens falsas na era da inteligência artificial.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]