Campanha em Macaé alerta para prevenção da Dengue na Praia de Cavaleiros

Ação de conscientização na Praia de Cavaleiros alerta para prevenção da Dengue | Macaé

Combate à dengue: conscientização na Praia de Cavaleiros, Macaé

A Praia de Cavaleiros, em , se tornou palco de uma importante ação de conscientização voltada para a prevenção da dengue. Com o objetivo de alertar a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, uma tenda foi montada ao lado do Ponto de Informações Turísticas (PIT), onde foram distribuídos materiais educativos para crianças e adultos que frequentavam a orla.

Praia de Cavaleiros recebe conscientização sobre a dengue – Foto: Moisés Bruno H. Santos

A programação contou com jogos, distribuição de cartilhas sobre a prevenção da dengue e até mesmo a oportunidade para as crianças explorarem um microscópio, onde puderam observar as diversas fases do mosquito Aedes aegypti. As equipes da Secretaria de Saúde, Gerência de Vigilância em Saúde, Programa de Vigilância Epidemiológica e Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) se uniram para conscientizar a população sobre as medidas essenciais para combater o mosquito transmissor da doença.

Uma das crianças presentes, Ana Clara Fernandes, de 7 anos, compartilhou sua experiência: “Eu vi o mosquito no microscópio quando ele ainda era larva. Ganhei uma cartilha e aprendi que não podemos deixar água parada e limpa”, contou, acompanhada pelos pais. Já a ciclista Lili de Castro destacou a importância dos cuidados para evitar a dengue, afirmando: “Já tive dengue e sei o quanto é importante tomar medidas para não contrair essa doença. Parabéns aos envolvidos pela ação”.

O Secretário de Saúde, Alexandre Cruz, ressaltou a determinação da pasta em prevenir e combater a dengue, destacando o empenho do Prefeito Welberth Rezende em enfrentar o aumento dos índices de infestação do Aedes aegypti. Ele reforçou a importância da colaboração da população e alertou para a necessidade de procurar a unidade médica municipal ao apresentar sintomas da doença.

Colaboração da população é essencial no combate ao mosquito

A Secretária Adjunta de Atenção Básica, Natália Pires Antunes, ressaltou a importância da colaboração da população no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ela enfatizou a participação de cada indivíduo, principalmente dentro de casa, destacando que a prevenção é a chave para evitar essas doenças.

Elenice Sales, Gerente de Vigilância em Saúde, esclareceu que as ações de combate ao mosquito continuarão nos bairros, com a atuação dos Agentes de Combate às Endemias. Ela ressaltou a importância do uso de repelente, especialmente para aqueles que já tiveram casos confirmados de dengue, e alertou que mais de 90% dos focos do Aedes aegypti em estão dentro das residências.

Capacitação e atendimento para casos suspeitos de arboviroses

A Secretaria de Saúde, por meio das Gerências de Vigilância em Saúde e Programa de Vigilância Epidemiológica, em parceria com a Secretaria Adjunta de Atenção Básica, seguirá com a capacitação de Coordenadores e representantes das unidades de Urgência, Emergência e Hospitais Públicos de Macaé, com foco nos fluxos de atendimento para suspeitas e casos confirmados de arboviroses, com ênfase na dengue.

O combate à dengue é uma responsabilidade de todos. A participação ativa da população é essencial para eliminar os focos de reprodução do mosquito e contribuir para a redução dos casos da doença. Manter recipientes limpos e sem acúmulo de água parada, como pneus, garrafas e vasos de plantas vazios, além de fazer o descarte adequado do lixo, são atitudes simples, mas que fazem toda a diferença.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]