Verifique a indisponibilidade de um site através de 4 métodos distintos

Como verificar se um site está fora do ar [4 modos]

Como verificar se um site está fora do ar [4 modos]

Todos nós já nos deparamos com um site que continua carregando, mas nunca abre completamente, ou que exibe uma mensagem de erro e não permite que você visualize a página.

Em ambos os casos, seu primeiro pensamento pode ser que o site está fora do ar, mas a pergunta que fica é: ele está fora do ar para todos ou é um problema com a minha conexão? Depois de atualizar a página, e se nada mudar, saber se o site está fora do ar pode lhe poupar frustração. Veja a seguir como verificar se esse é o caso.

1. Utilize uma ferramenta de monitoramento

Utilizar um dos vários serviços e ferramentas de monitoramento, como o Down Detector, é a abordagem mais direta para determinar se um site está fora do ar ou não; basta procurar o serviço que não está funcionando para você. Algumas dessas ferramentas fornecem mais informações, como há quanto tempo o site está fora do ar e se mais usuários fizeram reclamações.

2. Faça um teste de conectividade

Funcionando de maneira parecida com as ferramentas do item anterior, é possível acessar páginas que fazem testes de conectividade e DNS para verificar se o site está fora do ar para todos. Por exemplo, no site Fora do Ar?, basta digitar o endereço da página que você não consegue acessar para checar o diagnóstico.

3. Teste o Ping

Você pode usar a ferramenta de linha de comando ping no terminal para verificar se o site está funcionando corretamente. Essa função está disponível para Mac, Windows e em todas as distribuições do Linux.

Para abrir o terminal no Windows, basta procurar por “cmd” na ferramenta de pesquisa e abrir o prompt de comando. No terminal, basta digitar o seguinte comando: ping .

Se você receber uma resposta que comece com “Resposta de…”, isso significa que o site está ativo e operacional. No entanto, se você vir algum erro como “Host de destino não pode ser alcançado” ou “Solicitação expirada”, o servidor da está fora do ar.

4. Cheque as suas configurações de internet

Outra maneira de descobrir se o problema está na sua conexão é um teste de velocidade de internet, como o Measurement Lab. Caso algum problema seja identificado, você pode ajustar o DNS em seu dispositivo, ou buscar alternativas para melhorar o seu sinal de Wi-Fi.

É importante lembrar que um site fora do ar pode ter vários motivos, como sobrecarga do servidor, manutenção inadequada, ataques DDoS ou problemas de DNS. Verificar se o site está fora do ar pode lhe ajudar a identificar o problema e evitar frustrações desnecessárias.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]