Vazamento revela qual será o processador do iPhone 16

Rumor aponta qual será o chip da linha iPhone 16

Notícia Reescrita:

A linha iPhone 16 da Apple, que será lançada em 2024, pode ter quatro modelos com o mesmo chip, de acordo com o código descoberto pelo desenvolvedor Nicolás Alvarez e compartilhado com o site MacRumors.

  • A fabricante pode estar considerando utilizar o mesmo chip, possivelmente o A18, nos quatro modelos da futura linha iPhone 16. Isso seria uma mudança significativa em relação às gerações anteriores, nas quais os modelos Pro contavam com chips mais avançados;
  • O desenvolvedor encontrou menções a números de modelo que ainda não estão associados aos iPhones existentes. Os identificadores encontrados foram: iPhone17,1; iPhone17,2; iPhone17,3; iPhone17,4; e iPhone17,5, sendo que quatro provavelmente estão ligados à linha iPhone 16 e um está relacionado ao próximo iPhone SE. A repetição do número inicial sugere que todos podem ter o mesmo chip;
  • Mesmo que todos os modelos compartilhem o mesmo chip A18, a Apple ainda pode diferenciá-los dentro da linha, por exemplo, ajustando o número de núcleos de GPU ativos ou usando variações como A18 e A18 Pro para os modelos padrão e Pro, respectivamente;
  • A uniformização dos chips na linha iPhone 16 pode ser uma estratégia para ampliar o suporte a recursos de inteligência artificial avançada anunciados para o iOS 18, sob a plataforma Apple Intelligence. Atualmente, somente os modelos iPhone 15 Pro e Pro Max oferecem suporte total a esses recursos de IA.

O rumor chama atenção porque a Apple geralmente coloca chips mais avançados nos modelos Pro e Pro Max das linhas, em comparação aos modelos “tradicionais”. Nos iPhones 15 Pro e Pro Max, por exemplo, o chip utilizado é o A17 Pro. Já no iPhone 15 “normal” e Plus, o chip é o A16 Bionic.

Código pode indicar o mesmo modelo de chip para modelos da linha iPhone 16

Pessoa usando iPhone 15 Pro
Código sugere que a Apple planeja usar o mesmo chip para os modelos da linha iPhone 16 – e até possivelmente para o próximo iPhone SE (Imagem: valiantsin suprunovich/Shutterstock)

O desenvolvedor encontrou menções de números de modelo que não estão associados aos iPhones atuais, ou seja, podem se referir a modelos novos. E o esquema de numeração segue a lógica que a Apple utiliza para seus dispositivos principais.

Os números de modelos incluídos no código são:

  • iPhone17,1;
  • iPhone17,2;
  • iPhone17,3;
  • iPhone17,4;
  • iPhone17,5.

Percebe-se que todos os números de modelos iniciam com o mesmo dígito, sugerindo que a Apple pretende utilizar o mesmo chip para todos eles. Para comparação, os modelos do iPhone 15 possuem os seguintes identificadores internos:

  • iPhone 15: iPhone 15,4;
  • iPhone 15 Plus: iPhone 15,5;
  • iPhone 15 Pro: iPhone 16,1;
  • iPhone 15 Pro Max: iPhone 16,2.

Outro ponto importante é que há cinco números de modelo listados, mas apenas quatro provavelmente estarão associados à futura linha do iPhone 16. O quinto pode se referir a um futuro iPhone SE, mas isso ainda não foi confirmado.

Leia mais:

Os chips podem ser os mesmos no iPhone 16, mas…

iPhone ligando sobre teclado de computador da Apple
Uniformização dos chips tem o objetivo de expandir o Apple Intelligence, mas a Apple ainda pode diferenciá-los (Imagem: Tada Images/Shutterstock)

Os quatro modelos da linha iPhone 16 podem ter o mesmo chip, o A18. No entanto, a Apple ainda pode diferenciar os chips utilizados nos modelos padrão e nos modelos Pro e Pro Max do iPhone 16, por exemplo, nomeando um deles de A18 e o outro de A18 Pro.

A diferença entre os modelos vai além do nome. A Apple poderia utilizar chips A18 com um número menor de núcleos de GPU (ou desativar alguns) nos modelos do iPhone 16, enquanto reservaria chips com melhor performance para a linha iPhone 16 Pro.

A decisão de usar o mesmo chip A18 nos quatro modelos da linha iPhone 16, e possivelmente no próximo iPhone SE, faz sentido por conta dos recursos avançados de inteligência artificial anunciados para o iOS 18, sob a plataforma Apple Intelligence.

Esses recursos exigem um chip potente e avançado para funcionar adequadamente. Atualmente, apenas os modelos iPhone 15 Pro e Pro Max suportam totalmente esses recursos de IA. No entanto, a Apple parece estar planejando expandir o suporte a esses recursos em seus dispositivos.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Por favor, reescreva o texto da notícia acima para evitar qualquer possibilidade de plágio. Mantenha o mesmo sentido das frases e a informação intacta. Apenas faça as modificações necessárias para garantir que não seja identificado como plágio por sistemas de busca como o Google. Não reduza o tamanho total do texto. O novo texto deve ter no mínimo 600 palavras. Organize os parágrafos e use sem subtítulos, sempre usando tag h2 e h3 em código HTML, respeitando a hierarquia. Usar o estilo de escrita jornalístico. Idioma português do Brasil.
É muito importate reutilizar todas as imagens do texto original, inseri as imagens como código HTML com texto aternativo que melhore o SEO da página.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]