A Prefeitura de Niterói anunciou que ampliará o público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A partir desta sexta-feira (3), todas as pessoas com 6 meses ou mais poderão receber a dose da imunização nas unidades de saúde. Além disso, a novidade é que a vacinação poderá ser agendada por meio do aplicativo Colab.
A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, ressaltou a importância da vacinação contra a gripe, principalmente nessa época do ano em que são esperados o aumento das doenças respiratórias. A imunização contra a influenza ajuda a evitar complicações que podem levar à internações e até mesmo à morte. Com a ampliação do público-alvo da campanha, a expectativa é que mais pessoas sejam protegidas contra a doença.
A vacina contra a gripe é contraindicada para crianças menores de 6 meses e pessoas que têm histórico de anafilaxia grave a doses anteriores. Para realizar o agendamento da vacina, basta baixar o aplicativo Colab, disponível gratuitamente nas lojas virtuais Play Store (Android) e App Store (iOS), e seguir o passo a passo de cadastro. O aplicativo também oferece a opção de remarcar a data e o horário da vacinação caso a pessoa não possa comparecer no dia agendado.
As vacinas estarão disponíveis em diversas unidades de saúde, como Policlínicas, Unidades Básicas e Módulos do Médico de Família. O Mercado Municipal de Niterói também disponibilizará as doses, de segunda-feira a sábado das 10h às 19h. O horário de entrada nos postos de saúde é até as 16h30, de segunda a sexta-feira.
Confira os locais de vacinação em Niterói: Policlínica Sérgio Arouca (Rua Vital Brazil Filho, s/nº, Vital Brazil), Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva (Avenida Jansen de Melo, s/nº, São Lourenço), Policlínica Regional de Itaipu (Est. Engenho do Mato s/nº, Itaipu), Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione (Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111, Piratininga), Policlínica Regional do Fonseca Dr. Guilherme Taylor March (Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca), Policlínica Regional do Largo da Batalha (Rua Ver. Armando Ferreira, 30, Largo da Batalha), Policlínica Regional da Engenhoca (Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca), Policlínica Regional do Barreto Dr. João da Silva Vizella (Rua Luiz Palmier, 726, Barreto), Unidades Básicas da Engenhoca, Morro do Estado, Centro e Santa Bárbara, Unidades do Programa Médico de Família da Colônia, Grota I, Ilha da Conceição, Ititioca, Leopoldina, Ponta D'areia, Teixeira de Freitas, Jurujuba, Várzea das Moças, Alarico, Atalaia, Badu, Bernardino, Cafubá I, Cafubá II, Cafubá III, Cantagalo, Caramujo, Coronel Leôncio, Engenho do Mato, Jacaré, Jonathas Botelho, Maceió, Maravista, Marítimos, Martins Torres, Maruí, Matapaca, Boa Vista, Preventório II, Sapê, Souza Soares, Viçoso Jardim, Viradouro, Vital Brazil e Zilda Arns, e Mercado Municipal de Niterói (Avenida Feliciano Sodré, 488, Centro).
Essa ampliação do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe também foi adotada por Itaboraí, Maricá e São Gonçalo. As prefeituras dessas cidades também estão disponibilizando a vacina para todas as pessoas, independentemente da idade.
A vacinação contra a gripe é uma medida importante para prevenir a doença, especialmente em períodos de maior incidência de doenças respiratórias. A imunização contribui para reduzir complicações e hospitalizações decorrentes da gripe. Por isso, é fundamental que as pessoas se vacinem e também incentivem a vacinação de seus familiares e amigos. Proteja-se e proteja quem você ama, vacine-se contra a gripe.