Terceira edição do evento ‘Curta Itaocaia’ em Maricá ofereceu atrações diversas

Maricá: ‘Curta Itaocaia’ teve atrações variadas em sua terceira edição

: Terceira edição do ‘Curta Itaocaia' atrai moradores e turistas com atrações variadas

No último domingo (14/07), a Prefeitura de , por meio da Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, realizou a terceira edição do evento ‘Curta Itaocaia'. O circuito rural, que aconteceu na região de Itaocaia Valley, em Itaipuaçu, contou com a participação de 11 estabelecimentos parceiros, oferecendo comidas típicas, feira de artesanato e shows gratuitos de 12 artistas locais.

Um dos destaques do circuito foi o Ateliê de Cerâmica Ferreira de Barro, que ofereceu aulas de cerâmica para crianças e adultos. O espaço, que passou a integrar o evento no ano passado, se tornou uma opção de recreação para os pequenos, que puderam brincar com pintura e esculturas de barro ou argila, sempre acompanhados por monitores e seus pais.

Luciana Monteiro, uma das donas do espaço, destacou a importância da recreação oferecida pelo ateliê: “Quando entramos no Curta Itaocaia, nos ofertaram música ao vivo como atração, mas nós preferimos a recreação que temos hoje aqui. E está dando super certo, com os pais trazendo seus filhos e curtindo também”.

Além das atividades do circuito, os visitantes puderam conhecer a histórica Fazenda Itaocaia e também conferir a exposição permanente “Caminhos de Darwin”. A fazenda foi moradia do naturalista britânico Charles Darwin em 1832, quando ele pesquisou a fauna e flora da região para incluir em seu livro ‘A Origem das Espécies'.

Uma das novidades desta edição do evento foi a participação do jovem guia Miguel Ângelo Marques, de apenas 13 anos. Miguel faz parte da parte mirim do Instituto Histórico, Geográfico e Artístico de Maricá (IHGAM) e ofereceu palestras sobre arqueologia e sobre a história da cidade aos participantes.

“O Curta Itaocaia é uma oportunidade de mostrar para as pessoas a rica história de Maricá. Temos muito a oferecer e é importante que as pessoas conheçam nossa cidade”, ressaltou Miguel.

Dentre os visitantes da fazenda estava Leonice de Melo, auxiliar contábil que se mudou para Itaipuaçu há cerca de seis meses e ainda não tinha tido a chance de conhecer a área histórica: “Moro há pouco tempo por aqui e não conhecia mesmo a fazenda, mas estou achando linda”, disse ela, ao lado de sua amiga Leda dos Santos.

O Curta Itaocaia faz parte do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável, conhecido como Maricá 2030. O projeto, criado em 2018 pela Prefeitura de Maricá em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), a Secretaria de Turismo e a Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, tem como objetivo estruturar o turismo na região e criar novos roteiros e circuitos.

Com a realização do evento, a cidade de Maricá busca fortalecer seu potencial turístico e impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. A iniciativa vem sendo bem recebida pelos moradores e turistas, que encontram no Curta Itaocaia uma oportunidade de conhecer e aproveitar as belezas naturais e culturais de Maricá.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]