A OpenAI lançou recentemente a Sora, um novo sistema de inteligência artificial capaz de gerar vídeos curtos com qualidade impressionante. Além disso, a empresa também afirmou que a IA é capaz de renderizar partes de jogos de videogame, como é explicado em um artigo publicado por eles.
De acordo com o artigo, a Sora pode gerar vídeos curtos com resolução e proporção de aspecto arbitrárias, podendo chegar a até 1080p. Além disso, a IA é capaz de realizar diversas tarefas de edição de imagens e vídeos, como criar vídeos em loop, estender vídeos para frente ou para trás no tempo e alterar o plano de fundo de um vídeo existente.
No entanto, o que mais chamou a atenção foi a capacidade da Sora de simular mundos digitais. Quando alimentada com comandos de texto relacionados ao jogo Minecraft, por exemplo, a IA foi capaz de reproduzir um vídeo incrivelmente parecido com o jogo original, incluindo dinâmicas e físicas do jogo e controlando o personagem ao mesmo tempo.
Apesar disso, vale ressaltar que a renderização de mundos digitais ainda apresenta algumas limitações. Enquanto a Sora consegue gerar muitas das físicas de interações básicas, como a quebra de vidro, com precisão, ainda há falhas em mostrar com exatidão algumas interações mais complexas.
Mesmo assim, é impressionante ver como a Sora conseguiu criar um vídeo idêntico ao mundo de Minecraft, mostrando todo o potencial da inteligência artificial na área de videogames. Com isso, a OpenAI continua inovando e trazendo novas soluções tecnológicas para o mercado.