Saquarema: Início do Saquarema Surf Festival com a categoria Júnior Sub-20 amanhã em Itaúna

Saquarema Surf Festival abre com a categoria Pro Junior Sub-20 nesta quinta-feira em Itaúna | Saquarema

O Surf Festival de 2024 teve início nesta quinta-feira (18), na Praia de Itaúna, em , Rio de Janeiro. O festival, em memória a Leo Neves e apresentado pela Prefeitura de Saquarema, abriu a competição do Pro Junior Sub-20, que já definiu as quartas de final tanto na categoria masculina quanto na feminina. O destaque do primeiro dia de competição foi Sunny Pires, que alcançou um novo recorde na categoria Pro Junior.

Sunny Pires, natural de Armação de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, impressionou ao obter a maior nota da categoria para surfistas com até 20 anos de idade, com um impressionante 9,33. Essa marca supera o recorde anterior de 9,20, estabelecido pelo paulista Diego Aguiar no ano passado.

O surfista, que já fez parte do grupo de surfistas preparados no Instituto Gabriel Medina na Praia de Maresias, em São Sebastião, São Paulo, mostrou toda a sua habilidade ao superar os desafios impostos pelo mar difícil de Saquarema. Apesar das condições desfavoráveis, Sunny conseguiu encontrar boas ondas e executou manobras incríveis, o que lhe garantiu o recorde histórico.

“Estou feliz e não tem coisa melhor saber disso. O nível do Pro Junior sul-americano é muito alto, o campeonato é importantíssimo para mim e para a galera da nova geração, então estou superfeliz de ter feito um 9,33 e um 7,50. Eu treinei bastante para esse evento e só tenho que agradecer a Deus e aos patrocinadores que me apoiam. Estou feliz de ter passado essa bateria e ainda tem outra hoje, então vamos pra cima”, declarou Sunny Pires.

Com sua impressionante nota de 9,33, Sunny Pires estabeleceu um novo recorde na categoria Pro Junior do Saquarema Surf Festival. Sua pontuação total de 16,83 pontos (9,33 + 7,50) é a segunda maior da história do evento, ficando abaixo apenas dos 17,34 pontos atingidos pelo cearense Cauã Costa na primeira vitória de seu bicampeonato em 2021 e 2022.

Além de garantir o recorde, Sunny Pires também avançou para as quartas de final, ao vencer a bateria que contou com a presença de Takeshi Oyama e Kaue Daniel. Agora, ele está em busca de uma vaga na semifinal, onde pretende superar seu resultado do ano passado e quem sabe se tornar o campeão do Pro Junior deste ano.

Outro destaque da competição foi Ryan Kainalo, atual campeão sul-americano Pro Junior. O surfista paulista teve um desempenho sólido e avançou para as quartas de final, ficando próximo dos recordes estabelecidos por Sunny Pires. Ryan Kainalo busca uma boa colocação no campeonato para melhorar sua posição no ranking e garantir uma vaga no título mundial Pro Junior da World Surf League.

O Saquarema Surf Festival também abriu a competição feminina do Pro Junior, que teve como destaque a jovem peruana Brianna Barthelmess. Com apenas 13 anos de idade, a atleta conquistou a maior pontuação do dia entre as mulheres, somando 11,60 pontos. As quartas de final do Pro Junior feminino também acontecerão na sexta-feira, juntamente com as quartas de final da categoria masculina.

A programação do Saquarema Surf Festival continuará ao longo da sexta-feira, com as semifinais das categorias Pro Junior e a continuação da segunda etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe. O evento promete altas ondas e grandes expectativas para os competidores, que buscam os melhores resultados e uma boa colocação no ranking sul-americano de 2024.

É importante destacar que o Saquarema Surf Festival é uma das competições mais importantes da América do Sul e atrai surfistas de todo o Brasil e de outros países da região. A cidade de Saquarema é conhecida como a Capital Nacional do Surf e tem um dos melhores picos de surfe do país, com ondas perfeitas para a prática do esporte.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]