A surfista Alyssa Spencer conquistou uma vaga no CT 2024 após vencer a australiana Isabella Nichols em um confronto direto no Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil. O campeonato retorna nesta quinta-feira (19), na Praia de Itaúna, em Saquarema, após um dia sem competições devido às condições das ondas. Restam ainda três vagas para serem decididas, e Samuel Pupo, Mateus Herdy e Michael Rodrigues são os surfistas que irão disputá-las. Na terça-feira (17), Luana Silva e Tainá Hinckel foram eliminadas nas quartas de final femininas, enquanto seis surfistas garantiram suas vagas para o CT 2024.
Alyssa Spencer comentou sobre a sua classificação e revelou a sua ligação especial com Saquarema, onde obteve sua primeira vitória no Challenger Series no ano passado. Ela também falou sobre o alívio de conseguir a classificação depois de anos de tentativas. Com esse resultado, Luana Silva poderá tirar o último lugar no G-5 de Isabella Nichols se chegar às semifinais do Corona Saquarema Pro. Alyssa Spencer também revelou ter uma ligação especial com Saquarema e comemorou a sua classificação para o CT.
Quanto às quartas de final, Kirra Pinkerton enfrentará Francisca Veselko, Alyssa Spencer disputará contra Sophie McCulloch, India Robinson enfrentará Nadia Erostarbe, e Sawyer Lindblad competirá contra Erin Brooks.
No CT 2024, até o momento nenhum brasileiro obteve classificação pelo Challenger Series 2023. Apenas Filipe Toledo, Gabriel Medina, Italo Ferreira, João Chianca, Yago Dora, Caio Ibelli, Miguel Pupo e Tatiana Weston-Webb estão confirmados para o próximo ano. Três surfistas masculinos, Eli Hanneman, Imaikalani deVault e Jake Marshall, e duas surfistas femininas, India Robinson e Sawyer Lindblad, já garantiram suas vagas no CT antes mesmo de disputarem as oitavas de final. Para os brasileiros Samuel Pupo, Mateus Herdy e Michael Rodrigues, ainda há a chance de se classificarem para o CT caso obtenham bons resultados neste campeonato.
É importante ressaltar que as competições foram interrompidas na segunda-feira (16) devido às más condições das ondas, mas as surfistas femininas retornaram na terça-feira (17) para a definição das quartas de final. No geral, o Corona Saquarema Pro está sendo marcado pela presença de surfistas internacionais nas quartas de final e pela busca dos brasileiros por uma vaga no CT 2024.