Saquarema: Cidade de Saquarema realiza grande evento contra a Dengue

spot_img

Saquarema promove Dia D contra a Dengue

O Município de participará, no próximo sábado, 02/03, do Dia D da Campanha de Mobilização Contra a Dengue.

O Município de , localizado na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, estará engajado no combate à dengue no próximo sábado, 02 de março, durante o Dia D da Campanha de Mobilização Contra a Dengue. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, presentes nos quintais e residências.

As ações acontecerão das 9h às 13h em toda a cidade, com maior concentração nos bairros de Jaconé, Bacaxá, Barreira, Barra Nova, Sampaio Corrêa (Basiléia) e Rio d'Areia, locais que apresentam o maior número de notificações de casos de dengue.

A campanha “10 minutos contra a dengue”

O Dia D da Campanha de Mobilização Contra a Dengue em Saquarema faz parte de uma mobilização nacional que visa reforçar as iniciativas de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. Com o tema “10 minutos contra a dengue”, a campanha enfatiza que apenas 10 minutos são necessários para realizar ações simples que podem contribuir para a redução do número de casos da doença.

A população é orientada a verificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito, como recipientes com água parada, pneus, vasos de plantas, caixas d'água abertas, entre outros locais que possam acumular água. Além disso, é importante manter as áreas externas limpas, evitando acúmulo de lixo e entulho.

Aumento de casos de dengue em todo o país

O aumento no número de casos de dengue em todo o país neste período do ano tem surpreendido as autoridades de saúde, uma vez que historicamente o pico das epidemias ocorre entre março e abril. Diversos fatores têm sido apontados como responsáveis por essa situação inesperada, como as mudanças climáticas, principalmente durante a época de chuvas, e a circulação de diferentes sorotipos do vírus da dengue.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é vetor de outras doenças como zika e chikungunya. Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de manchas vermelhas pelo corpo. Em casos mais graves, a doença pode evoluir para a dengue hemorrágica, que pode ser fatal.

Conscientização como principal arma contra a dengue

Ao promover o Dia D da Campanha de Mobilização Contra a Dengue, Saquarema busca conscientizar a população sobre a importância de combater os focos do mosquito Aedes aegypti, sendo esse o principal meio de prevenção da doença. A eliminação dos criadouros do mosquito é fundamental para interromper o ciclo de transmissão da dengue.

Além da mobilização social, medidas como a aplicação de larvicidas em pontos estratégicos, mutirões de limpeza em áreas públicas, capacitação de profissionais de saúde e educação continuada também são adotadas pelo município no combate à doença.

É indispensável que cada cidadão faça a sua parte e se mantenha engajado no combate à dengue durante todo o ano. Pequenas atitudes podem fazer a diferença no controle dessa doença que afeta milhares de pessoas anualmente.

A população de Saquarema e demais municípios afetados pela dengue deve ficar atenta aos sintomas da doença e procurar atendimento médico em caso de suspeita. As unidades de saúde estão preparadas para realizar o atendimento necessário e orientar corretamente cada paciente.

Está nas mãos de cada um a responsabilidade de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti e contribuir para a prevenção da dengue. Juntos, podemos vencer essa batalha e manter nossa cidade livre dessa doença tão perigosa.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]