Saquarema: Aves e cobra são resgatadas pela Guarda Ambiental de Saquarema

Aves e cobra são resgatadas pela Guarda Ambiental de Saquarema

Guarda Ambiental de Saquarema resgata animais feridos

Gavião-caboclo e coruja-orelhuda foram encaminhados para o Instituto BW

A Guarda Ambiental de , localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, realizou importantes resgates de animais feridos recentemente. Um gavião-caboclo e uma coruja-orelhuda foram encontrados com ferimentos, enquanto uma cobra-coral verdadeira foi localizada dentro de uma casa no bairro Barra Nova.

Gavião-caboclo recebe cuidados no Instituto BW

No último dia 18, o gavião-caboclo foi resgatado após ser localizado por um proprietário de sítio no bairro Mombaça. O animal apresentava um ferimento e não era capaz de voar. Os agentes da Guarda Ambiental conseguiram capturá-lo e encaminhá-lo para o Instituto BW, uma ONG voltada para a preservação de animais selvagens na Região dos Lagos.

Coruja-orelhuda é encontrada em galinheiro

Outra ocorrência foi o resgate de uma coruja-orelhuda, que também estava ferida na asa. Ela foi encontrada dentro de um galinheiro no bairro Alvorada e levada para reabilitação no instituto. Após sua recuperação, a ave será devolvida à natureza.

Cobra-coral verdadeira é encontrada em residência

No dia seguinte, a equipe da Guarda Ambiental foi acionada para resgatar uma cobra-coral em uma residência no bairro Barra Nova. Os agentes observaram que se tratava de uma coral-verdadeira, que mede aproximadamente 90 centímetros.

Cobra é encaminhada para Instituto Vital Brazil

Embora essa espécie de cobra não tenha o hábito de dar o bote, é considerada uma das serpentes mais venenosas do Brasil. Seu veneno é altamente tóxico e afeta diretamente o sistema nervoso, causando dormência no local da picada, visão turva e dificuldade na fala, evoluindo para paralisia de músculos importantes, como o coração e o diafragma. A cobra foi encaminhada para o Instituto Vital Brazil, onde será estudada e seu veneno utilizado para a produção de soro antiofídico.

Importância de acionar a Guarda Ambiental

Para evitar acidentes e garantir a segurança dos animais, é importante acionar sempre a Guarda Ambiental para o resgate. Os agentes podem ser contatados pelo telefone (22) 99279-0540.

Fonte da Notícia: G1

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]