São Pedro da Aldeia: Meio Ambiente planta mudas nativas na segunda-feira (27)

São Pedro da Aldeia: Secretaria de Meio Ambiente realiza plantio de mudas nativas na segunda (27)

São Pedro da Aldeia: Secretaria de Meio Ambiente realiza plantio de mudas nativas na segunda-feira

A Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de está promovendo uma iniciativa para conscientizar e engajar a população na preservação do meio ambiente. Com o intuito de neutralizar os gases de efeito estufa e realizar uma ação de compensação de carbono, a secretaria convida a população a participar do plantio de mudas nativas da Mata Atlântica na Serra de Sapiatiba. O evento acontecerá na próxima segunda-feira (27/05), às 10h, e o ponto de encontro será no Museu Regional do Sal, localizado no bairro Flexeira.

O plantio das mudas é uma forma efetiva de contribuir para a mitigação das mudanças climáticas, além de promover a recuperação de áreas degradadas e conservar a biodiversidade da região. O secretário adjunto da pasta, Breno Bento dos Santos, ressalta a importância dessa ação. Ele afirma que é essencial ampliar a conscientização ambiental na comunidade e espera alcançar o maior número possível de pessoas para transmitir a importância da arborização e da educação ambiental.

Preservação da Mata Atlântica

No plantio, serão utilizadas mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como Amoreira, Ingá, IPÊ Rosa, Acácia, Algodoeiro da Praia, Jacarandá Mimoso, entre outras. As mudas são provenientes do berçário do Horto Municipal, que faz parte da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Abastecimento.

A escolha das espécies nativas da Mata Atlântica é de extrema importância para a preservação desse bioma, considerado um dos mais ricos em biodiversidade do mundo. A Mata Atlântica abriga uma grande variedade de espécies de plantas e animais, muitos deles ameaçados de extinção. Por isso, é fundamental realizar ações que promovam sua conservação e recuperação.

Parcerias e apoio

O evento de plantio das mudas é uma realização do Instituto Onda Azul, em parceria com a Petrobras, e conta com o apoio da Prefeitura de e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Essas parcerias são fundamentais para garantir o sucesso da iniciativa e contribuir para uma maior conscientização da população sobre a importância da preservação ambiental.

Localização

O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos está localizado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do bairro Flexeira. O ponto de encontro para o plantio das mudas será neste local, às 10h da manhã do dia 27 de maio.

Conclusão

O plantio de mudas nativas da Mata Atlântica é uma ação importante para a preservação do meio ambiente e para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas. Além de neutralizar os gases de efeito estufa, essa iniciativa contribui para a recuperação de áreas degradadas e para a conservação da biodiversidade. A participação da população é fundamental para o sucesso da ação e para aumentar a conscientização da importância da preservação ambiental. Portanto, a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia convida a comunidade a participar do plantio de mudas na Serra de Sapiatiba, no próximo dia 27 de maio, às 10h, no Museu Regional do Sal. Junte-se a nós nessa iniciativa e faça a sua parte na proteção do meio ambiente!

Imagens:

Mudas nativas da Mata Atlântica

Museu Regional do Sal

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]