São Pedro da Aldeia celebra 407 anos de criação com tradicional Desfile Cívico

São Pedro da Aldeia comemora 407 anos de fundação com tradicional Desfile Cívico

São Pedro da Aldeia comemora 407 anos de fundação com tradicional Desfile Cívico

O Centro de foi tomado pelo clima de festa, alegria e brasilidade nesta quinta-feira (16/05) durante o tradicional Desfile Cívico Escolar. Com o tema “ canta Brasil: História, Cultura e Alegria”, a programação marcou as comemorações pelo aniversário de 407 anos de fundação do município, celebrado em 16 de maio, e reuniu mais de três mil participantes, entre escolas, ONG's, projetos sociais e instituições públicas e privadas, além de bandas marciais. O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

A programação teve início com o rito oficial de hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, que foi conduzido pelo prefeito Fábio do Pastel e demais autoridades civis e militares em três pontos: na Câmara Municipal, na sede da Prefeitura e na Praça Plínio de Assis Tavares, a Praça do Canhão, sob o acompanhamento da Orquestra Sons da Aldeia, equipamento cultural da cidade. Logo após, as autoridades participaram de um café da manhã na Casa dos Azulejos.

O Desfile Cívico foi aberto pelo prefeito Fábio do Pastel ao lado de vereadores e do secretariado municipal, que percorreram com a bandeira do município o mesmo trajeto feito pelos alunos, da Avenida São Pedro, na altura da Praça Hermógenes Freire da Costa, até a Praça Agenor Santos (Praça da Matriz). “Quero agradecer e parabenizar a Secretaria de Educação e todos os envolvidos nesse belo desfile. A palavra é gratidão. Gratidão por São Pedro da Aldeia nesses 407 anos, por todos nós estarmos aqui presentes motivando nossas crianças, nossos filhos. Isso é muito importante. E nós vamos continuar lutando pelo melhor para os alunos, pela nossa cidade, nossas escolas e pelo desenvolvimento do nosso município. Já reformamos e ampliamos 17 escolas, inúmeras empresas estão chegando e hoje nós temos na nossa cidade mais de 5.800 alunos matriculados nos projetos esportivos nos bairros. Enquanto nós estivermos à frente da Prefeitura, podem contar com o nosso trabalho”, destacou o prefeito em seu discurso oficial.

Um verdadeiro show de talentos e criatividade

Mais de 40 escolas da rede de ensino municipal, estadual e particular marcaram presença no Desfile Cívico deste ano, ao lado de entidades e organizações sociais, levando para a avenida um verdadeiro show de talentos e criatividade. Embalados pelas bandas marciais, os estudantes, educadores, artistas, dançarinos e personalidades convidadas encantaram o público e as autoridades municipais, civis e militares, que acompanhavam de perto no palanque montado na Praça da Matriz.

Na avenida, os 407 anos de história e as tradições do povo aldeense foram exaltados em figurinos, adereços e cartazes, que traziam mensagens e elementos alusivos à ancestralidade indígena e africana, às riquezas naturais e aos patrimônios materiais e imateriais do município, passando pela pesca, a atividade salineira, a literatura, o artesanato e os monumentos históricos. As cinco grandes regiões do país, Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, também ganharam representação temática, reforçando a influência das diferentes manifestações culturais brasileiras sobre as tradições locais.

A secretária de Educação, Sheila Atalla, falou sobre o evento. “Este ano, nós temos mais de 3.500 alunos envolvidos, com todas as 42 escolas municipais representadas. O Desfile é uma tradição muito especial da cidade, que nós mantemos e cultivamos com muito carinho. Nós ficamos três anos sem poder realizar esse evento, por conta da pandemia, retornamos no ano passado e foi um sucesso. O tema deste ano enfocou a história e a cultura de São Pedro da Aldeia com o intenção de fazer com que cada cidadão se sinta pertencente, que conheça e valorize a sua história e as suas raízes”, destacou.

A inclusão social em destaque

O trabalho de inclusão social promovido pelo município foi outro ponto alto do desfile com destaque para a participação da Escola de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade (EMESPP), que desde 2022 auxilia no processo de aprendizagem de crianças portadoras de deficiência intelectual, deficiência múltipla e com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a partir de seis anos de idade.

Com o tema “Somos a alegria que contagia o mundo”, os alunos coloriram a avenida e foram recebidos com aplausos. “Este ano viemos com um grupo de 26 alunos, todos muito eufóricos e felizes em participar. O Desfile Cívico é um evento cultural muito importante para a cidade e para as nossas crianças é excelente, porque elas se sentem incluídas e têm a oportunidade de socializar”, destacou Jucelino Ramalho, diretor da unidade.

Participação especial de projetos sociais e organizações

O evento também contou com a participação especial de crianças, adolescentes e jovens integrantes de projetos sociais e organizações atuantes na cidade, como o Rotary Club, as Amigas da Mama, o Viva Vida Mulher, o Centro Cultural Passos-Ballet, o Grupo Escoteiro, o Programa Forças no Esporte (PROFESP), a 48° Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que atende crianças e jovens da cidade com necessidades especiais, além da Cruz Vermelha de Cabo Frio, o Ballet Municipal e a Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes.

Prefeitura e Marinha do Brasil em parceria

Marco na história da cidade, a chegada da Base Aérea Naval na década de 1960 – a única no país – também ganhou destaque no evento, inclusive com o desfile de um pelotão de 29 oficiais e praças representando o Complexo Aeronaval. “É um satisfação participar do aniversário da cidade, que é a nossa casa, a morada da Aviação Naval. A Marinha do Brasil, aqui representada pela Aviação Naval, faz questão de estar presente e mostrar o orgulho de estarmos sediados em São Pedro da Aldeia. A Marinha e a Prefeitura tem construído uma excelente parceria, a qual resulta em eventos como a Corrida Morada da Aviação Naval, o Passeio Ciclístico e muitos outros já programados para agosto desse ano. Parabéns São Pedro da Aldeia pelos seus 407 anos e parabéns à prefeitura por esta belíssima festividade”, destacou o comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Emerson Gaio Roberto.

O desfile das escolas foi capitaneado pelas crianças da Creche Municipal Comunitária Tia Fátima, do bairro Campo Redondo, carregando adereços com referências aos patrimônios e atividades econômicas da cidade e também ao clima festivo de aniversário. “Somos a primeira creche inaugurada no município, a maior do município e a única que atende creche I. Para nós, abrir o Desfile Cívico é muito importante e gratificante, porque é a oportunidade que nós temos de mostrar o nosso trabalho e a evolução das crianças”, destacou Janete Marinho, atual diretora da unidade e servidora pública na creche há 19 anos.

Orgulho e emoção no público presente

Acompanhada da filha Sofia, de oito anos, a advogada Ana Paula Araújo Ribeiro fez questão de comparecer para acompanhar o desfile da filha mais velha, Maria Luiza, de 11 anos, estudante da Escola Almirante Carneiro Ribeiro. “Sempre acompanhei o Desfile Cívico na cidade, mas esta é a primeira vez que a minha filha está participando. Ela ficou muito feliz e super orgulhosa. A Prefeitura está de parabéns pelo evento, está tudo lindo e muito bem organizado“, destacou Ana Paula, moradora da cidade há 28 anos.

Do bairro Fluminense, o casal Rosele e Fábio Mendes também marcou presença para assistir o desfile dos filhos Mateus, de 10 anos, e Daniel Massa, de oito, alunos da Escola Municipal Profª. Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro. “Tem quase 10 anos que moramos na cidade e esta é a segunda vez que nossos filhos desfilam. Eles sempre ficam muito empolgados e a gente fica muito feliz em apoiar. É muito bom ver esse incentivo da Prefeitura ao evento, porque as crianças gostam muito de participar e se sentem, realmente, valorizadas. O prefeito tem um olhar especial para a Educação e isso é muito bacana e importante para o nosso município”, destacou a mãe.

Também estiveram presentes no evento o Comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, Capitão de Mar e Guerra Robertson Diogo Melo; o vice-prefeito Julio Lopes, os secretários municipais de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves; de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza, de Cultura, Thiago Marques; de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches; de Governo, Luiz Fernando Junior; de Fazenda, Renaldo Martins; de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani; de Saúde, Maria Márcia Sampaio; de Assistência Social e Direitos Humanos, Aline Rosa; de Administração, Roberta Magalhães; de Serviços Públicos, Raimundo Pereira; de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira; de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro; de Esporte e Lazer, Ricardo Ramos; de Turismo, Cláudia Tinoco; a controladora-geral do município, Danielle Prudente; e o procurador-geral do município, Peter Samerson; além do presidente e do vice-presidente da Câmara Municipal, Denilson Guimarães e Franklin Ribeiro, e os vereadores Jean Pierre, Mislene Conceição, Francisco de Assis, Cristianey de Souza, Fernando de Souza, José Victor Coutinho e Marcio Soares. O Monsenhor João Alves Guedes, pároco da Paróquia São Pedro, também marcou presença.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]