Sanemar dá continuidade às obras de esgoto em Maricá em 2023

Maricá: Sanemar avança com obras de esgotamento sanitário em 2023

Maricá: Sanemar avança com obras de saneamento em 2023

A Prefeitura de , por meio da Companhia de Saneamento de (Sanemar), está realizando uma série de ações para avançar com o saneamento no município. O objetivo é construir 300 km de rede de esgotamento sanitário, em um investimento de aproximadamente R$ 500 milhões com recursos próprios. As obras já tiveram início em cinco localidades: Ponta Negra, Recanto e Jardim Atlântico Leste em Itaipuaçu, Inoã e São José do Imbassaí.

Uma das entregas já realizadas foi o primeiro sistema completo de esgotamento sanitário na Rua 47, em Itaipuaçu. O sistema conta com estação de tratamento compacta que utiliza tecnologia avançada desenvolvida em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) chamada Mikroete. Ao mesmo tempo, equipes de educadores sanitários estão realizando ações nas escolas, nos postos de saúde, bairros e templos religiosos para disseminar a importância do saneamento para a saúde e bem-estar da população.

Obras de esgotamento sanitário

A equipe da Sanemar já implantou aproximadamente 62.173 metros de rede coletora de esgoto em Maricá. Foram 26.982 metros no Jardim Atlântico Leste, 27.730 metros no Recanto, cerca de 12.750 metros em Inoã, 17.253 metros em Ponta Negra e aproximadamente 4.440 metros em São José do Imbassaí. Essas obras irão beneficiar mais de 60 mil moradores.

Reparos, manutenção e fiscalização

A equipe de reparos e manutenção da Sanemar realizou mais de 320 correções de nível de tampões dos poços de visita (bueiros) à altura do asfalto. Além disso, foram realizados mais de 13 mil atendimentos para sucção com o caminhão vacol em equipamentos públicos e rede coletora de esgoto do Centro de Maricá. Para coibir o avanço de ligações irregulares e o despejo de esgoto nos corpos hídricos, a Sanemar efetuou mais de 1.028 ações fiscalizatórias no município.

A equipe de obras diretas também realizou melhorias ao longo de 2023, substituindo cerca de dois mil metros de rede de esgotamento sanitário na região central de Maricá. Essa troca garantiu a substituição do material antigo, de manilha de cerâmica de 300 mm, por novas tubulações de ocre corrugado, que são mais flexíveis, resistentes e têm maior diâmetro, cerca de 400 mm.

Programas sociais

A Sanemar possui dois programas sociais para melhorar a qualidade de vida da população. O programa Sanear + Esgoto busca implantar soluções de esgotamento sanitário para áreas desprovidas de acesso à rede de esgoto ou com sistemas inadequados. Ao longo de 2023, foram instalados mais de 480 kits sanitários (biodigestor e sumidouro) e realizada a limpeza de mais de 540 sistemas. Além disso, cerca de 10 escolas públicas de Maricá tiveram o sistema sanitário readequado.

O programa Sanear + Água tem como objetivo garantir o fornecimento temporário de água para a parcela da população que não possui acesso à água tratada. Ao longo do ano, foram realizados mais de 17.250 abastecimentos de água para os beneficiários do programa.

Amigo da Sanemar

O programa socioambiental Amigo da Sanemar foi criado para oferecer às crianças de Maricá uma formação socioambiental com base no saneamento básico. O programa enriquece a experiência dentro de sala de aula e prepara os jovens para se tornarem agentes disseminadores de informações e boas práticas relacionadas ao meio ambiente. Durante os encontros do programa, cerca de 2.100 alunos participaram de atividades, incluindo uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Araçatiba. Todos os alunos receberam certificados de participação em uma cerimônia promovida pela Sanemar.

A Prefeitura de Maricá e a Sanemar estão empenhadas em melhorar a qualidade de vida da população através do avanço no saneamento básico. Com os investimentos e ações realizadas, a cidade está caminhando para se tornar uma referência em saneamento e bem-estar para seus moradores.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]