Roseana Murray compõe poema após ataque de pitbulls em Saquarema.

Roseana Murray escreve primeiro poema após ataque de pitbulls | Enfoco

Sarau de poesia planejado por Roseana Murray após ataque de pitbulls


Roseana planeja um sarau de poesia no Heat, em SG


|  Foto:
Divulgação/Heat

A escritora Roseana Murray, que se recupera depois de ser atacada por três cães da raça pitbull, escreveu nesta segunda-feira (15) seu primeiro poema após o incidente, no CTI do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo (RJ). Ao ditar o poema para a irmã, Evelyn Kligermann, a poetisa se refere ao hospital como um lugar onde todos são anjos.

Um anjo varreu a tristeza da casa.

Com suas asas feitas

de alguma coisa que não conhecemos.

Varreu como varrem ruas e praças.

Juntou tudo em suas mãos,

soprou, soprou, soprou.

Leia +: Escritora atacada por pitbulls deve sair do hospital nesta semana

Leia +: Atacada por pitbulls, escritora planeja sarau em hospital de SG

Na página da rede social ela disse: ”me lembro do mito de Cérbero, o cachorro de três cabeças que tomava conta da passagem dos recém-mortos para o outro mundo. Eles eram ferozes e ninguém os vencia. Os três cachorros que me atacaram pareciam Cérbero, o cão de três cabeças prontos para me levar para a morte. Não conseguiram. Estou viva, mas como no livro que lemos no Clube da Casa Amarela Escute as Feras, de Nastassja Martin, a história da mulher que foi atacada por um urso, lutou e venceu, e no final, é uma mulher meio humana meio ursa, eu também me sinto meio humana meio mulher selvagem, por que venci”.

Em outro trecho, ela cita que planeja um sarau de poesia no Hospital Alberto Torres, onde presenteará cada um que cuidou dela com um livro escrito por ela e autografado com a mão esquerda, já que perdeu o braço direito por causa do ataque.

“Este hospital é uma casa muito especial. Ouço as histórias dos enfermeiros e enfermeiras, troco com eles as minhas histórias, trocamos galáxias de amor. Essa experiência de ser meio humana meio selvagem, com a força adquirida de Cérbero, aumenta a minha responsabilidade em relação à vida e a tudo o que é belo”.

A escritora conta que o filho Guga Murray está criando um movimento junto com Alessandra Roscoe que recebe o nome de Ministério das Belezas Colaterais. “Mesmo nos piores cenários, há que buscar beleza. Esse é o nosso ofício. E a Paz acima de tudo”.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, enviou, nesta segunda, uma carta de agradecimento à Roseana Murray. “Ao lado de muitas pessoas, fiquei chocada com o ataque de Cérberos e comovida diante de sua força vital e seu reconhecimento ao SUS. Eu que já conhecia seus livros passei a admirá-la ainda mais”.

Roseana foi atacada pelos cães quando saía de casa, por volta das 6h no último dia 5, para uma caminhada em , na Região dos Lagos do Rio, hábito que mantinha diariamente. No ataque, ela teve o braço e a orelha direita arrancados pelos animais. Gravemente ferida e desmaiada, a escritora foi arrastada pelos cães por cerca de 5 metros.

O resgate e a recuperação

O ataque de pitbulls foi brutal e deixou Roseana gravemente ferida. Felizmente, ela foi resgatada a tempo por pessoas que passavam pelo local e acionaram a ajuda necessária. A poetisa foi levada às pressas para o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo, onde recebeu atendimento médico emergencial.

Após passar por cirurgias e receber os cuidados necessários, Roseana iniciou sua recuperação no CTI do hospital. Mesmo diante das dificuldades e da dor física, a escritora encontrou inspiração para escrever um poema, expressando sua gratidão aos profissionais de saúde que a trataram com carinho e dedicação.

O sarau de poesia no Hospital Alberto Torres

Roseana Murray planeja um sarau de poesia no Hospital Alberto Torres como forma de agradecer à equipe médica que a acompanhou durante sua recuperação. No sarau, a escritora pretende presentear cada um dos profissionais com um livro escrito por ela e autografado com sua mão esquerda, já que perdeu o braço direito no ataque dos pitbulls.

A força e inspiração de Roseana

Após a experiência traumática do ataque, Roseana Murray demonstra uma força admirável ao encarar a vida com coragem e determinação. Ela se considera “meio humana meio mulher selvagem”, uma referência à história da mulher que foi atacada por um urso e venceu a batalha, tornando-se meio humana, meio ursa. Essa experiência transformadora aumenta sua responsabilidade em relação à vida e ao que é belo, fazendo com que ela busque compartilhar a mensagem de buscar beleza mesmo nos piores cenários.

O Ministério das Belezas Colaterais

O filho de Roseana Murray, Guga Murray, está criando, juntamente com Alessandra Roscoe, o Ministério das Belezas Colaterais. Esse movimento tem como objetivo encontrar e promover a beleza em todas as circunstâncias da vida, mesmo nos momentos mais difíceis. A escritora destaca a importância de buscar a paz acima de tudo, mesmo diante dos desafios que a vida apresenta.

Reconhecimento e agradecimento

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, enviou uma carta de agradecimento a Roseana Murray, destacando sua força vital e seu reconhecimento ao Sistema Único de Saúde (SUS). Nísia Trindade ressalta que, além de conhecer seus livros, passou a admirar ainda mais a escritora após conhecer sua história de superação.

O ataque em

O ataque dos pitbulls ocorreu enquanto Roseana Murray saía de casa para uma caminhada matinal em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio. Essa era uma prática diária da escritora, que lamentavelmente se deparou com a violência dos cães. No ataque, ela teve o braço e a orelha direita arrancados, sofrendo ferimentos gravíssimos. Arrastada pelos cães por cerca de 5 metros, Roseana foi resgatada por pessoas que passavam pelo local.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Fotos:

Imagem do Hospital Estadual Alberto Torres

Ajude-nos e avalie esta notícia:

Estrelas de avaliação

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]