Programa reaproveita quase 3 mi de garrafas de vidro

Programa recicla quase 3 milhões de garrafas de vidro

Programa recicla quase 3 milhões de garrafas de vidro

No Brasil, o vidro é um material que pode ser reciclado sem perder qualidade, o que gera um grande potencial para produção de embalagens mais sustentáveis. No entanto, a taxa de reciclagem de vidro ainda é baixa, girando em torno de 25%, o que significa que grande parte desse material é descartada de forma inadequada.

Para resolver esse problema, é necessário criar uma infraestrutura que facilite a destinação correta do vidro e também uma cadeia de compra e venda eficiente e lucrativa. Uma das soluções para isso são os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

Visando melhorar esse cenário, o programa Glass Is Good, da Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), se uniu à empresa Massfix e à Verallia, para ampliar a logística reversa de embalagens de vidro no Brasil, por meio da iniciativa Vidro Vira Vidro.

Graças a essa parceria, mais de 2,9 milhões de garrafas de vidro foram recuperadas, o que equivale a 1,8 milhão de quilos de vidro que serão beneficiados pela logística reversa.

“A reciclagem do vidro requer o envolvimento de todas as partes da rede de produção, desde a fabricação até o descarte adequado. Ao trabalharem juntas, as indústrias de bebidas e do vidro, juntamente com as beneficiadoras de vidro, assumem a responsabilidade compartilhada pela gestão sustentável dos resíduos do material, contribuindo para a redução do impacto ambiental e promovendo a economia circular”, afirma Cristiane Foja, presidente-executiva da ABRABE.

Os Pontos de Entrega Voluntária são um instrumento importante de engajamento e conscientização da população local. Eles também possibilitam a rastreabilidade dos volumes recebidos. Atualmente, já foram instalados 372 PEVs em quatro estados do Brasil.

Para consultar o endereço de alguns PEVs, acesse o site da Verallia.

“Acreditamos que a reciclagem do vidro não é apenas uma responsabilidade ambiental, mas também uma oportunidade de promover a sustentabilidade e a inovação em nosso setor. Ao reciclar vidro, não apenas conservamos recursos naturais preciosos, mas também reduzimos a pegada de carbono e contribuímos para um futuro mais limpo e saudável para as próximas gerações”, comenta Juliana Schunck, CEO da Massfix.

A parceria entre Glass Is Good, Massfix e Verallia busca integrar a indústria vidreira, que disponibiliza os PEVs e reinsere o vidro coletado em sua cadeia produtiva, com a Massfix operacionalizando a logística e o beneficiamento dos cacos, e o Glass Is Good adquirindo os créditos de logística reversa do volume gerado pelos PEVs. Essa parceria permite completar a circularidade da cadeia do vidro.

“A instalação dos PEVs faz parte do objetivo de ampliar a reciclagem desse nobre resíduo retornando-o para a cadeia produtiva, essa é uma das ações que reforçam o propósito da Verallia de reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Os resultados do Programa Vidro Vira Vidro estão sendo muito satisfatórios, e continuaremos avançando na agenda sustentável colaborando com o impacto positivo ao meio ambiente”, afirma Quintin Testa, Diretor Geral da Verallia para América Latina.

O programa Glass Is Good busca fortalecer a estratégia de implementação de PEVs de coleta para a recuperação do vidro. A parceria já realizou a instalação de 372 pontos distribuídos em quatro estados.

É importante ressaltar que a responsabilidade pela redução do impacto ambiental causado pelos resíduos é compartilhada entre indústrias, poder público e consumidores. Como consumidores, podemos fazer a nossa parte optando por embalagens de alumínio e vidro, que são mais sustentáveis do que as de plástico. Além disso, antes de descartar embalagens de vidro, é possível reaproveitá-las de diversas maneiras, como armazenar mantimentos em potes de geléia ou utilizar garrafas para servir água fresquinha na geladeira.

A reciclagem do vidro é uma importante prática para conservar recursos naturais e reduzir a emissão de carbono. Por isso, é fundamental que a população se engaje na coleta seletiva e utilize os Pontos de Entrega Voluntária para descartar corretamente as embalagens de vidro.

(Fonte: Guia Região dos Lagos)

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]