Procon Móvel de Proteção ao Consumidor permanece em Itaipuaçu até 28/01

Procon Itinerante da Defesa do Consumidor fica em Itaipuaçu até o dia 28/01

: Procon Itinerante da Defesa do Consumidor fica em Itaipuaçu até o dia 28/01

A Prefeitura de , por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, está realizando o Procon Itinerante na Praça do Barroco, em Itaipuaçu, um dos locais mais afetados pelas constantes quedas de energia na cidade. A iniciativa, que começou nesta quinta-feira (18/01) e segue até o domingo (28/01), das 08h às 17h, tem como objetivo ouvir e orientar a população a respeito das medidas para solucionar suas demandas de forma prática e objetiva.

Segundo o Secretário de Defesa do Consumidor, Felipe Paiva, é fundamental que os consumidores maricaenses lesados procurem o Procon para garantir seus direitos. Ele orienta que os interessados levem CPF, identidade, comprovante de residência e toda a documentação necessária para abertura de processos administrativos. O Secretário ressalta que uma equipe jurídica está disponível em Itaipuaçu, que é o maior distrito da cidade, para orientar os consumidores.

Moradores da região já estão conhecendo os serviços oferecidos pelo Procon Itinerante. Regina Ribeiro, moradora de Itaocaya Valley, de 65 anos, foi em busca de seus direitos após ter que arcar com o conserto de sua geladeira nova, que apresentou problemas após uma queda de energia na véspera de Natal. Ela relata que foi à sede da concessionária pedir uma geladeira nova, mas foi informada que só ganharia um novo equipamento se o dela tivesse queimado. Como não poderia esperar pelo prazo de 45 dias que a empresa estipulou para enviar um técnico, Regina precisou desembolsar R$ 200 para consertar o eletrodoméstico.

Maria Rosa Moreira, moradora de Itaipuaçu há 30 anos, também teve prejuízos devido à falta de energia. Ela trabalha fazendo ceias e encomendas para festas e teve que desperdiçar todo o material que havia preparado para o Natal. Maria vai levar todos os documentos necessários para buscar seus direitos e espera que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Para abrir um processo no Procon, o consumidor deve apresentar identidade, CPF, comprovante de residência, documentos comprobatórios que demonstrem relação de consumo, além do nome, CNPJ, e-mail e número de telefone da empresa reclamada e protocolo de reclamação/atendimento com a empresa.

A Secretaria de Defesa do Consumidor e do Procon Maricá disponibiliza canais para denúncias, como o número de telefone 99961-0190 ou 96738-7962 (também WhatsApp). É importante destacar que a Secretaria é responsável por articular, defender e orientar os consumidores maricaenses, além de fiscalizar os estabelecimentos comerciais do município.

O atendimento presencial pode ser realizado na Casa do Consumidor, localizada na Rua Aloísio Costa e Silva, 154, no Parque Eldorado, ou no Centro Administrativo de Itaipuaçu, na Rua Telmo Jorge, 249, Itaipuaçu.

É fundamental que a população de Maricá esteja ciente de seus direitos como consumidores e saiba que tem o apoio do Procon para defendê-los. O Procon Itinerante em Itaipuaçu é mais uma iniciativa da Prefeitura para garantir que a população seja ouvida e tenha suas demandas atendidas de forma eficiente e justa.

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Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

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