Prefeitura de São Pedro da Aldeia oferece treinamento sobre controle de glicemia

Prefeitura de São Pedro da Aldeia promove capacitação sobre automonitoramento glicêmico

Prefeitura de São Pedro da Aldeia promove capacitação sobre automonitoramento glicêmico

A Prefeitura de , por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última terça-feira (25/06) uma capacitação para os médicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde sobre o automonitoramento da glicemia capilar domiciliar. O objetivo do treinamento foi proporcionar aos profissionais um melhor conhecimento sobre a prática, visando garantir um atendimento de qualidade aos cidadãos.

O encontro foi conduzido pelo endocrinologista Dr. Waldyr Fraga Filho, que explicou as normativas do Ministério da Saúde e fez um panorama sobre os casos de diabetes mellitus no Brasil. Segundo dados apresentados durante a capacitação, mais de 13 milhões de pessoas vivem com a doença no país, sendo que cerca de 6,9% a 9,2% da população de é afetada pelo diabetes.

Além disso, o médico abordou os procedimentos corretos para o uso de equipamentos e insumos no automonitoramento do nível de glicose do sangue, uma importante ferramenta no controle dos níveis de açúcar no sangue dos pacientes.

Durante a capacitação, Dr. Waldyr Fraga Filho também destacou o papel dos profissionais de saúde no combate ao diabetes. Ele questionou se apenas a dispensação de medicamentos, conforme previsto em lei, é o suficiente ou se é necessário um acompanhamento mais adequado aos pacientes. O médico sugeriu a criação de programas de educação e orientação à população nas unidades de saúde, a fim de oferecer um serviço mais completo e acolhedor.

Outro tema apresentado durante o treinamento foi o Protocolo Municipal de Dispensação de Medicamentos, apresentado pela coordenadora da Assistência Farmacêutica, Camila Sanches. O protocolo é um documento orientador para os profissionais de saúde que prescrevem medicamentos aos usuários.

A iniciativa da Prefeitura tem como objetivo garantir que os medicamentos sejam distribuídos de forma correta e segura aos pacientes, contribuindo para a melhoria da qualidade do atendimento e a prevenção de erros na administração de medicamentos.

Combate ao diabetes em São Pedro da Aldeia

O diabetes mellitus é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Em São Pedro da Aldeia, não é diferente. Estima-se que entre 6,9% a 9,2% da população tenha a doença.

Por isso, é fundamental que o município invista em ações de prevenção e controle do diabetes. A capacitação promovida pela Prefeitura, além de fornecer mais conhecimento sobre o automonitoramento glicêmico, também buscou discutir novas estratégias e programas de saúde voltados para o combate à doença.

Através do Protocolo Municipal de Dispensação de Medicamentos, a administração municipal busca fornecer um direcionamento claro para os profissionais de saúde, garantindo que os pacientes recebam a medicação adequada e que saibam como utilizar corretamente os equipamentos e insumos necessários para o automonitoramento da glicemia.

Benefícios do automonitoramento glicêmico

O automonitoramento da glicemia capilar domiciliar é uma prática que permite que os pacientes verifiquem os níveis de glicose no sangue em sua própria casa, de forma simples e rápida. Essa prática é especialmente recomendada para pessoas com diabetes, pois auxilia no controle da doença e na prevenção de complicações.

Através do automonitoramento, os pacientes conseguem identificar variações nos níveis de glicose e, assim, podem ajustar a sua alimentação, a quantidade de medicamentos e a prática de atividades físicas conforme necessário. Isso contribui para um melhor controle da doença e redução de riscos para a saúde.

Além disso, o automonitoramento glicêmico também promove uma maior autonomia e empoderamento dos pacientes, permitindo que eles se tornem mais responsáveis pelo seu próprio tratamento.

Conclusão

A capacitação oferecida pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia aos profissionais de saúde sobre o automonitoramento da glicemia capilar domiciliar foi mais um passo em direção à melhoria do atendimento aos cidadãos e ao combate ao diabetes mellitus no município. Com a adoção de programas de educação e orientação à população, o município busca promover um atendimento mais completo e acolhedor aos usuários, além de garantir a distribuição correta e segura dos medicamentos necessários para o tratamento.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]