Prefeitura de São Pedro da Aldeia e SEBRAE firmam parceria para ensino empreendedor no ensino básico

Prefeitura aldeense e SEBRAE celebram parceria para educação empreendedora no ensino fundamental

Prefeitura aldeense e SEBRAE celebram parceria para educação empreendedora no ensino fundamental

O prefeito Fábio do Pastel assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o SEBRAE/RJ para a realização do projeto “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP) em sete escolas da rede municipal de ensino de .

No dia 2 de abril, o prefeito Fábio do Pastel firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o SEBRAE/RJ a fim de implementar o projeto “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP) em sete escolas da rede municipal de ensino de . O objetivo do acordo é capacitar 35 profissionais na metodologia do curso, que posteriormente levarão os conteúdos relacionados ao empreendedorismo para 290 alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental e 436 alunos do segundo segmento, totalizando 726 estudantes.

Durante a assinatura do acordo, Fábio do Pastel parabenizou todos os envolvidos no projeto e ressaltou a importância de se falar sobre empreendedorismo desde cedo. Segundo ele, é difícil as pessoas conversarem sobre esse assunto em casa, e o projeto será uma excelente oportunidade para incentivar o espírito empreendedor nos alunos.

O JEPP consiste na capacitação remota (EAD) dos professores, visando disseminar e estimular o empreendedorismo entre os alunos da rede municipal de ensino. O projeto será desenvolvido em sete escolas: E. M. Profª Maria da Glória dos Santos Motta (Praia Linda); E. M. Elízio Henrique de Paiva (Sapiatiba); E. M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira (Botafogo); E. Mz. Pequiá (Rua do Fogo); E. M. Antônio Vaz da Silva (Recanto do Sol); E. M. Profª Miriam Alves de Macedo Guimarães – Cívico-militar (Fluminense) e E. M. Profª Dulcinda Jotta Mendes – Cívico-militar (São João).

A coordenadora do SEBRAE na Região dos Lagos, Ana Cláudia Melo Vieira, explicou como será o projeto JEPP. Segundo ela, os professores serão capacitados em diversos módulos, do 1º ao 9º ano, para introduzir a cultura empreendedora nas crianças e adolescentes. Ao final do curso, os alunos participarão de uma feira do empreendedor, onde poderão colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

Para a realização do projeto, a Secretaria de Educação contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Durante a assinatura do acordo de cooperação técnica, estiveram presentes o secretário da pasta, Claudio Viviani, o diretor Sandro Bouth, a secretária adjunta pedagógica de Educação, Wânia Dias, servidores da pasta e diretoras de cinco das sete escolas beneficiadas, além do secretário adjunto de Fazenda, Gustavo Amoêdo.

Imagens reutilizadas

foto-sebrae-2

A parceria entre a prefeitura de São Pedro da Aldeia e o SEBRAE/RJ para a implementação do projeto JEPP nas escolas municipais é uma grande conquista para a educação empreendedora. Com a capacitação dos professores e a disseminação do empreendedorismo entre os alunos, espera-se despertar o interesse e preparar os jovens para o mercado de trabalho, além de incentivar a inovação e o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

Essa iniciativa demonstra o compromisso da prefeitura em investir na formação dos estudantes e na promoção de oportunidades para o crescimento pessoal e profissional. Ao apresentar conceitos de empreendedorismo desde cedo, a prefeitura está preparando os jovens para enfrentar os desafios do mundo atual e estimulando o desenvolvimento de habilidades como liderança, criatividade, trabalho em equipe e tomada de decisões.

A capacitação dos professores através do curso JEPP é fundamental para garantir que os conteúdos sejam transmitidos de forma adequada aos estudantes. O empreendedorismo é uma área que vem ganhando cada vez mais relevância e proporciona diversas oportunidades de carreira para os jovens. Ao estimular esse tema nas escolas, a prefeitura está contribuindo para a formação de uma geração de jovens empreendedores, capazes de transformar a realidade e gerar impacto positivo em suas comunidades.

Além disso, o projeto JEPP proporciona aos alunos a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos através da realização de uma feira do empreendedor. Essa atividade permite que os estudantes experimentem na prática o processo de criação de um negócio, desenvolvendo habilidades como planejamento, organização, marketing e venda de produtos ou serviços. Dessa forma, eles podem vivenciar a experiência de empreender e adquirir uma visão mais ampla sobre o mundo dos negócios.

A parceria entre a prefeitura de São Pedro da Aldeia e o SEBRAE/RJ é um exemplo de como a união de esforços pode proporcionar grandes avanços na área da educação empreendedora. Através dessa cooperação, é possível disseminar o conhecimento sobre empreendedorismo e oferecer oportunidades para que os jovens possam desenvolver suas habilidades e talentos, contribuindo para um futuro mais próspero e sustentável.

Fonte

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]