Prefeitura de Araruama promove Dia de Combate à dengue em Iguabinha, nesta sexta-feira, 05

Prefeitura de Araruama vai realizar o Dia D contra a dengue no distrito de Iguabinha, nessa sexta-feira, 05

Prefeitura de Araruama realiza ação de combate ao Aedes Aegypti no distrito de Iguabinha

A Prefeitura de , por meio da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Obras, está intensificando as ações de combate ao Aedes Aegypti, responsável pela transmissão da dengue, zika e chikungunya. Nesta sexta-feira, dia 05, será realizado mais um Dia D no distrito de Iguabinha, com o objetivo de mobilizar a população e eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Agentes de saúde visitarão as residências

Os agentes de saúde percorrerão as casas do distrito de Iguabinha para orientar os moradores sobre as medidas de prevenção e conscientização. Além disso, eles verificarão possíveis criadouros do Aedes Aegypti, como pneus, calhas e até mesmo um simples pratinho de vaso, onde possa haver água parada.

Pulverização com inseticidas

Nos locais onde já foram identificados focos e larvas do mosquito, será realizada a pulverização com inseticidas, a fim de eliminar o Aedes Aegypti. Essa medida é fundamental para interromper o ciclo de reprodução do mosquito e combater a proliferação das doenças transmitidas por ele.

Limpeza e retirada de entulho e lixo

Os profissionais da Secretaria de Obras também estarão presentes no Dia D e ficarão responsáveis pela limpeza e retirada de entulho e lixo dos quintais. Essa ação é fundamental, pois esses materiais são potenciais criadouros do mosquito.

A colaboração da população é essencial para o sucesso da ação. É importante que os moradores permitam a entrada nos quintais dos agentes de saúde e dos profissionais da Secretaria de Obras, para que as medidas preventivas possam ser efetivamente realizadas.

A importância do combate ao Aedes Aegypti

O combate ao Aedes Aegypti é uma responsabilidade de todos. A prevenção e o cuidado com possíveis criadouros fazem a diferença no controle da transmissão das doenças. A dengue, zika e chikungunya são enfermidades graves e podem levar à morte.

O mosquito Aedes Aegypti se reproduz em água parada, por isso, é fundamental eliminar qualquer recipiente que possa acumular água, como pneus, garrafas, potes, pratinhos de vasos de plantas e até mesmo latas. Além disso, é importante manter caixas d'água, piscinas e cisternas devidamente tampadas.

Orientações para a população

Além de permitir a entrada dos agentes de saúde e dos profissionais da Secretaria de Obras em seus quintais, os moradores podem adotar algumas medidas simples para ajudar no combate ao Aedes Aegypti:

  • Verificar se não há água parada em recipientes com frequência;
  • Colocar areia nos pratinhos de vasos de plantas;
  • Trocar a água dos bebedouros de animais diariamente;
  • Manter os quintais limpos e livres de entulhos;
  • Evitar o acúmulo de lixo em áreas abertas;
  • Utilizar repelentes e procurar orientação médica em caso de sintomas de alguma das doenças transmitidas pelo mosquito.

Conscientização e mobilização

A ação de combate ao Aedes Aegypti no distrito de Iguabinha é mais uma iniciativa da Prefeitura de para conscientizar e mobilizar a população no combate ao mosquito. Somente com a participação ativa de todos podemos eliminar os criadouros do Aedes Aegypti e proteger nossa comunidade.

A Prefeitura reforça a importância de seguir todas as orientações das autoridades de saúde e pede o apoio de cada cidadão na luta contra o Aedes Aegypti.

Seja você também um agente de combate ao mosquito. Faça a sua parte e proteja a sua família e a sua comunidade.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]