Prefeitura abre mão de selecionar os avaliadores dos desfiles dos blocos de menor acesso no Carnaval deste ano | O Dia na Folia

Prefeitura desiste de escolher os jurados dos desfiles dos grupos de acesso no Carnaval deste ano | O Dia na Folia

A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu não interferir na escolha dos jurados dos desfiles das escolas de samba dos grupos de acesso do Carnaval deste ano. Essa decisão foi anunciada após reclamações sobre as notas dadas pelos jurados nos grupos de acesso. Em maio do ano passado, o prefeito Eduardo Paes havia anunciado que a seleção seria realizada pela Empresa de Turismo do Município do Rio (Riotur) para a Série Ouro e pela Secretaria Municipal de Cultura para as Séries Prata e Bronze.

No entanto, após as escolas de samba realizarem um abaixo-assinado pedindo que a escolha continuasse com a Liga-RJ, responsável pela Série Ouro, e com a Superliga para as Séries Prata e Bronze, a prefeitura voltou atrás em sua decisão. Assim, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) continuará responsável pela escolha dos jurados do Grupo Especial.

Os desfiles da Série Ouro acontecerão nos dias 9 e 10 de fevereiro, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. No primeiro dia, irão se apresentar as escolas União do Parque Acari, Império da Tijuca, Acadêmicos de Vigário Geral, Inocentes de Belford Roxo, Estácio de Sá, União de Maricá, Acadêmicos de Niterói e União da Ponte. Já no segundo dia, será a vez das escolas Sereno de Campo Grande, Em Cima da Hora, Arranco do Engenho de Dentro, União da Ilha do Governador, Unidos de Padre Miguel, São Clemente, Unidos de Bangu e Império Serrano.

A Série Prata voltará neste ano para a Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte do Rio. No dia 13 de fevereiro, desfilarão as escolas Feitiço Carioca, Independente da Praça da Bandeira, Unidos do Santa Marta, Botafogo Samba Clube, Acadêmicos de Santa Cruz, União de Lucas, Arrastão de Cascadura, Vizinha Faladeira, Império da Uva, Unidos da Barra da Tijuca, União de Jacarepaguá, Acadêmicos de Jacarepaguá, Caprichosos de Pilares, Fla Manguaça, Acadêmicos da Rocinha e Arame de Ricardo. Já no dia 16 de fevereiro, será a vez das escolas Tubarão de Mesquita, Independente de Olaria, Acadêmicos da Abolição, Unidos da Vila Santa Tereza, Renascer de Jacarepaguá, União Cruzmaltina, Tradição, Lins Imperial, Acadêmicos do Engenho da Rainha, Acadêmicos do Cubango, Alegria da Zona Sul, Flor da Mina do Andaraí, Leão de Nova Iguaçu, Concentra Imperial, Unidos do Jacarezinho e Acadêmicos do Dendê.

A Série Bronze também desfilará na Estrada Intendente Magalhães. No dia 12 de fevereiro, se apresentarão as escolas Raça Rubro-Negra, Unidos de Villa Rica, Império de Brás de Pina, Bangay, Império Ricardense, Império de Nova Iguaçu, Difícil é o Nome, Alegria do Vilar, Rosa de Ouro, Unidos de Cosmos, Mocidade Unida da Cidade de Deus e Gato de Bonsucesso. Já no dia 17 de fevereiro, será a vez das escolas União do Parque Curicica, Acadêmicos do Jardim Bangu, Siri de Ramos, Imperadores Rubro-Negros, Chatuba de Mesquita, Unidos de São Cristóvão, TPM, Mocidade de Vicente de Carvalho, Acadêmicos do Peixe, Boi da Ilha do Governador, Guerreiros Tricolores e Unidos do Cabuçu.

Com essa decisão da Prefeitura do Rio de Janeiro, a organização dos desfiles dos grupos de acesso do Carnaval deste ano retorna às mãos das respectivas ligas responsáveis por cada série. Isso garante a continuidade do processo de seleção dos jurados e preserva a autonomia das escolas de samba na realização de seus desfiles.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Imagens


desfiles da Série Ouro no Sambódromo da Marquês de Sapucaí acontecerão nos dias 9 e 10 de fevereiro (Arquivo / Cleber Mendes / Agência O Dia)

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]