Preço de suporte estendido do Windows 10 é divulgado pela Microsoft

Microsoft revela preço de suporte estendido do Windows 10

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (2) o preço para quem deseja assinar o suporte estendido às atualizações de segurança prolongadas do Windows 10. A gigante dos softwares do Vale do Silício informou que o programa ficará disponível por três anos e custará US$ 61 ao ano (R$ 309 em conversão direta) por PC. No entanto, a empresa não revelou o preço do programa para pessoas físicas.

O suporte estendido do Windows 10 será uma opção para aqueles que desejam manter o sistema operacional mesmo após seu término oficial, que está programado para outubro de 2025. As atualizações de segurança serão cumulativas, ou seja, conterão todas as correções lançadas anteriormente.

Administradores de TI de empresas poderão inscrever seus dispositivos com Windows 10 via chave de 25 caracteres. Além disso, organizações com soluções de gerenciamento em nuvem da Microsoft terão desconto de 25% no programa de suporte estendido.

No entanto, a Microsoft ressalta que o programa é temporário e que o objetivo é levar cada vez mais usuários para o Windows 11. As atualizações especiais do Windows 10 visam dar mais tempo para que os dispositivos sejam preparados para a migração para a versão mais recente do sistema operacional.

O fim do suporte ao Windows 10 significa que nenhum dispositivo com o sistema operacional lançado em 2015 receberá novas atualizações, o que pode comprometer a segurança do PC e do usuário. Portanto, a única maneira de continuar recebendo atualizações e garantir a segurança é migrar para o Windows 11.

No entanto, essa decisão da Microsoft tem sido criticada pelos usuários, uma vez que estima-se que cerca de 240 milhões de dispositivos com Windows 10 poderão se tornar “lixo eletrônico” devido ao fim do suporte. Ainda há o fato de que o Windows 11 roda apenas em PCs com o Trusted Platform Module (TPM) instalado e em processadores Intel da oitava geração em diante, o que pode gerar uma exclusão de dispositivos mais antigos.

É importante ressaltar que essa não é a primeira vez que a Microsoft encerra o suporte a um de seus sistemas operacionais. Quando o suporte ao Windows XP foi finalizado em 2014, os usuários também foram forçados a atualizar para versões mais recentes do sistema.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Windows 10 será descontinuado em outubro de 2025

fonte da imagem: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]