Políticas inclusivas em Maricá inauguram ampliação do lar Meu Lar

Políticas Inclusivas inaugura ampliação do Meu Lar em Maricá

Maricá: Prefeitura inaugura ampliação da Instituição de Longa Permanência para Idosos


Novos quartos e espaços de convivência para os idosos de

A Prefeitura de , por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, inaugurou nesta terça-feira (02/04) a ampliação da Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Meu Lar em Maricá, localizada no Centro. A unidade que possuía três quartos para acomodar 12 idosos, recebeu mais 3 alojamentos com capacidade para abrigar até 20 idosos.

Ampliação da ILPI Meu Lar em Maricá

O espaço ganhou ainda três banheiros, um com acessibilidade, e um box. Também foi inaugurado um varandão para a prática de atividades físicas ao ar livre, que recebeu o nome de Tia Iraci em homenagem à profissional que trabalhou na recepção e faleceu recentemente.

O novo local possui especialistas como fisioterapeutas, médicos cardiologistas e terá ainda aulas de pilates para promoção de saúde. Também são oferecidos serviços de manicure, cabeleireiro e barbeiro. O coral da terceira idade, estruturado pela secretaria, participou do evento de ampliação do equipamento público.


Reconhecimento ao trabalho realizado

O secretário de Governo João Maurício de Freitas (Joãozinho), ressaltou o trabalho desempenhado pelo secretário Ademilton da Silva Diniz (Tatai), que está deixando o órgão para assumir outras funções.

“O Tatai fez um trabalho brilhante, cobrou, deu dinamismo, fez a Casa do Idoso crescer, expandiu para diversos bairros da cidade. E o que a gente vê aqui agora é uma política para o idoso em Maricá. É uma felicidade quando entramos aqui e respiramos tanto amor e energia”, declarou Joãzinho.

Emocionado, o secretário de Políticas para a Terceira Idade, Ademilton da Silva Diniz (Tatai), agradeceu.

“As pessoas que mais precisam e que têm direito, porque foram elas que construíram a nossa cidade, jamais podem ser esquecidas”, afirmou.


Depoimentos de beneficiados pelo projeto

A primeira-dama Rosana Horta, madrinha da secretaria, elogiou o trabalho de promoção da saúde que é desenvolvido com os idosos. “Vocês são exemplo. Eu conheço pessoas aqui que entraram sem ânimo, sem energia. E vendo vocês andando, brincando e dançando, fico emocionada e com a certeza de que o trabalho está surtindo o efeito que queremos. Isso é maravilhoso. É a manutenção da vida com qualidade”, disse Rosana.

Frequentadora da Casa do Idoso há quase um ano, Vanilda Figueiredo, de 65 anos, mencionou a melhora que está tendo com a sua saúde após participar das atividades. “Faço hidroginástica e alongamento. Achei muito bom. Tenho problema de artrose e melhorei bastante”, disse a aluna que mora em Maricá há quase 10 anos.

Também aluna do projeto desde o início, Marlicê Figueiredo, de 65 anos, comentou sobre os benefícios que a casa proporciona para ela. “Aqui é tudo de bom, somos bem acolhidos, os funcionários são maravilhosos, dão toda a orientação e atenção para a gente. A casa realmente rejuvenesce, estamos sempre dispostos. Então, me sinto muito jovem, participo muito daqui. Estou maravilhada com essa casa”, relatou a senhora que vive no bairro Boqueirão.

Beneficiários do projeto compartilham depoimentos
Beneficiários do projeto compartilham depoimentos

Sobre a Secretaria de Políticas para a Terceira Idade

A Secretaria de Políticas para a Terceira Idade tem o objetivo de assegurar os direitos sociais aos idosos que moram na cidade de Maricá. A pasta coloca à disposição quatro casas e oito núcleos que ofertam ações de inclusão, como as atividades de oficina, terapias, passeios e bailes.


Oficinas da Terceira Idade

Dentre as atividades, há aulas de alongamento, ginástica, dança cigana, papietagem, zumba, fisioterapia, patch aplique, reflexologia, hidroginástica, corte e costura, manicure, canto em inglês, podologia, massoterapia, canto em português, pedicure, reiki, tai chi chuan, cabeleireiro, artesanato, dança de salão, pintura em tecido, dança criativa e árabe. Na Casa da Terceira Idade do Centro de Maricá também funciona o programa Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), em parceria com a Secretaria de Educação, que tem por objetivo oferecer oportunidade a idosos e estimular a conclusão do Ensino Fundamental (1º e 2º ciclos).

Para realizar a inscrição, os idosos devem apresentar atestado médico original e cópia (somente para atividade física) apto para realização das atividades, uma foto 3×4, cópias de identidade, cópia do CPF, comprovante de residência e ter mais de 60 anos. Mais informações sobre as oficinas e atividades da Secretaria podem ser obtidas pelo número (21) 99570-6685.


Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]