Polícia Civil captura homem vendendo veículo falsificado em São Pedro da Aldeia

spot_img

São Pedro da Aldeia: Polícia Civil prende homem em flagrante vendendo carro clonado

Na tarde desta sexta-feira (15), a Polícia Civil de prendeu um homem em flagrante por receptação de veículo clonado. A ação, coordenada pelo Delegado de Polícia Titular Milton Siqueira Júnior, faz parte de uma operação que visa combater a circulação e venda de carros com sinais identificadores adulterados na cidade.

De acordo com a equipe da 125ª DP, foi recebida a informação de que um VW T-CROSS, placa RHQ-3I62, estava circulando na cidade e seria negociado nas proximidades de uma famosa rede de fast food. Ao chegarem ao local, os policiais observaram o indivíduo chegar com o carro e, após abordagem, ele confessou que estava vendendo o veículo mesmo sabendo que se tratava de um clone.

Após a verificação dos sinais identificadores, constatou-se que o carro era de fato clonado. O veículo original havia sido roubado no bairro Vigário Geral e estava com registro na ocorrência RO 038-00985/2024.

Diante dos fatos, o suspeito foi preso em flagrante pelo crime de receptação, previsto no Art. 180, §1º do Código Penal.

Operação para combater adulteração de veículos

A operação realizada pela Polícia Civil de tem como objetivo combater a circulação e venda de veículos com sinais identificadores adulterados na cidade. A clonagem de veículos é uma prática criminosa que visa enganar os compradores e dificultar a identificação dos veículos roubados.

Os veículos clonados são aqueles que possuem placas e documentação falsificadas, semelhantes aos veículos originais. Essa prática ilegal pode causar prejuízos financeiros e transtornos aos compradores, além de estimular a atuação de quadrilhas especializadas em roubo e clonagem de veículos.

A Polícia Civil vem intensificando suas ações para desmantelar essas quadrilhas e impedir a circulação desses veículos adulterados. A colaboração da população é essencial para o sucesso dessas operações, através de denúncias e informações que possam auxiliar na identificação desses criminosos.

A importância da identificação veicular

A identificação veicular é um processo fundamental para garantir a segurança no trânsito e combater os crimes relacionados a veículos. O número do chassi e as placas dos veículos são informações únicas, que permitem a identificação e rastreamento dos mesmos.

No caso dos veículos clonados, os criminosos utilizam essas informações para falsificar a documentação e tornar os veículos semelhantes aos originais. Por isso, é importante que os compradores estejam atentos e verifiquem a procedência dos veículos antes de efetuar a compra.

O Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) disponibiliza em seu site a consulta de veículos clonados, através da pesquisa pelo número do chassi. Essa consulta pode ser feita de forma gratuita e auxilia na identificação de possíveis irregularidades.

Consequências legais da clonagem de veículos

A clonagem de veículos é considerada um crime de receptação e adulteração de sinal identificador, previsto no Código Penal Brasileiro. O crime de receptação é caracterizado pela compra, venda, recebimento ou ocultação de produtos provenientes de crime.

O indivíduo que pratica a clonagem de veículos pode ser penalizado com a prisão e pagamento de multa. Além disso, o veículo clonado será apreendido e restituído ao verdadeiro proprietário, caso seja encontrado.

É importante ressaltar que a compra de veículos clonados também pode levar a complicações legais para os compradores, que podem ser considerados cúmplices do crime de receptação. Por isso, é fundamental fazer uma compra segura, verificando a procedência do veículo e exigindo a documentação completa antes de efetuar qualquer pagamento.

A atuação da Polícia Civil de São Pedro da Aldeia na prisão em flagrante do indivíduo que vendia um carro clonado demonstra o comprometimento das autoridades em combater os crimes relacionados a veículos e garantir a segurança da população.

Fonte da Notícia: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]