Nasa perde comunicação com seu helicóptero em Marte

Nasa perde contato com helicóptero em Marte durante seu 72º voo

Nasa perde contato com helicóptero “Ingenuity” em Marte durante seu 72º voo

A Nasa anunciou que perdeu o contato com seu pequeno helicóptero “Ingenuity” em Marte, durante o seu 72º voo. A agência espacial americana está tentando restabelecer a comunicação com o veículo.

O “Ingenuity” se tornou o primeiro veículo motorizado a voar em outro planeta em 2021. Ele chegou a Marte junto com o rover Perseverance, que é responsável por transmitir os dados entre o helicóptero e o controle na Terra.

A Nasa informou que o “Ingenuity” alcançou uma altitude de 12 metros durante o voo de quinta-feira, mas as comunicações entre o helicóptero e o rover foram interrompidas antes do pouso.

helicoptero Ingenuity em Marte

O helicóptero “Ingenuity” foi projetado para realizar voos de curta duração e explorar a superfície marciana de uma forma inédita. Ele possui câmeras e outros instrumentos que permitem capturar imagens e coletar informações valiosas sobre o planeta vermelho.

A perda de contato com o helicóptero é uma preocupação para a equipe da Nasa, pois ele desempenha um papel importante na exploração de Marte. O “Ingenuity” tem ajudado os cientistas a mapear a superfície marciana com mais detalhes e fornecer dados cruciais para futuras missões espaciais.

rover Perseverance em Marte

O rover Perseverance, que transportou o “Ingenuity” até Marte, continuará operando normalmente, mesmo sem a presença do helicóptero. Ele está equipado com diversos instrumentos científicos que estão sendo utilizados para buscar vestígios de vida passada no planeta vermelho.

Apesar da perda de contato, a Nasa está otimista em restabelecer a comunicação com o “Ingenuity”. A equipe de engenheiros está avaliando possíveis causas do incidente e trabalhando para solucionar o problema.

O helicóptero em Marte representa um marco na história da exploração espacial, demonstrando a capacidade da humanidade de realizar voos motorizados em outros planetas. As informações coletadas pelo “Ingenuity” têm um grande potencial para contribuir com a compreensão de Marte e impulsionar futuras missões espaciais.

A Nasa continuará monitorando a situação e buscando estabelecer a comunicação com o helicóptero em Marte. Espera-se que em breve seja possível retomar as atividades do “Ingenuity” e aproveitar ao máximo as oportunidades de exploração que ele oferece.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]