Musculação combate depressão e ansiedade em idosos

prevenção da osteoporose

Musculação: uma aliada no combate à depressão e ansiedade em idosos

A prática da musculação por idosos pode trazer benefícios significativos para a saúde mental, além de promover a diminuição da gordura corporal, o ganho de força e massa muscular, contribuindo para a autonomia funcional e a redução do número de quedas, lesões e fraturas. Essas conclusões são resultado de um estudo publicado na revista Psychiatry Research, o qual revisou mais de 200 artigos sobre o tema.

Realizada por Paolo Cunha, bolsista de pós-doutorado no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (Iiepae), a pesquisa revelou que a prática do treino de força pode beneficiar também a saúde mental da população idosa, especialmente em indivíduos que já apresentam transtornos de ansiedade e depressão.

O exercício resistido, como é chamada a musculação, é uma das melhores estratégias não farmacológicas para um envelhecimento saudável, proporcionando inúmeros benefícios à saúde de forma geral. Além disso, a musculação realizada em grupo permite uma maior interação social entre os praticantes, o que também contribui para a saúde mental.

Os resultados encontrados sugerem que a musculação, quando praticada três vezes por semana, com três séries de cada exercício e sessões não muito longas, traz maiores benefícios para pessoas que apresentam diagnóstico confirmado de transtornos de ansiedade e depressão. Menos repetições, porém bem executadas, podem trazer resultados mais efetivos.

Outro aspecto observado foi que o uso de equipamentos de musculação parece ser mais benéfico para a saúde mental do que métodos de exercício com faixas elásticas ou apenas o peso do próprio corpo. Isso se deve à possibilidade de controlar melhor a intensidade e o volume do exercício quando se utiliza equipamentos.

No entanto, é importante ressaltar que existem ainda importantes lacunas na compreensão de como ocorre a relação entre musculação e saúde mental, e quais são os principais mecanismos envolvidos. A maioria dos estudos realizados até o momento envolveu poucos voluntários, e é necessária uma maior investigação para avançar nessa área de pesquisa.

Em suma, a musculação se mostra uma prática benéfica para a saúde mental de idosos, auxiliando na redução dos sintomas de ansiedade e depressão. Porém, é importante respeitar as recomendações de treinamento, praticando-a de forma regular e com a orientação adequada de profissionais capacitados.

Portanto, para os idosos que buscam melhorar sua saúde mental, a musculação surge como uma aliada importante, proporcionando não apenas benefícios físicos, mas também sociais, contribuindo para um envelhecimento mais saudável e uma melhor qualidade de vida.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]