Moradores de Florença são incentivados a trocar carro por bicicleta

Florença bicicleta

Florença vai pagar aos moradores para trocar o carro pela bicicleta. O programa “Pedala, Firenze ti premia” tem como objetivo incentivar a utilização da bicicleta como meio de transporte, reduzindo a emissão de poluentes e promovendo uma vida mais saudável.

Segundo o programa, os moradores interessados em participar devem se inscrever no aplicativo Pin Bike e receberão 20 centavos de euro por quilômetro rodado, podendo acumular até 30 euros por mês. Além disso, aqueles que já utilizam a bicicleta em seus deslocamentos diários também serão recompensados com até 15 centavos por quilômetro.

O projeto busca promover o uso da bicicleta em todos os trajetos sistemáticos, não se limitando apenas ao deslocamento casa-trabalho, mas também abrangendo casa-escola/universidade. Os participantes poderão definir até duas rotas de “casa/escola” e “casa/trabalho” para atender às suas necessidades. Além disso, viagens com destinos gerais realizadas dentro do município, de segunda a sexta-feira, também serão incentivadas, com acréscimo de cinco centavos por quilômetro.

O sistema de recompensa também contempla o uso de bicicletas assistidas por pedal, como as e-Bikes e Cargo-Bikes. A partir de junho, a cidade de Florença irá incentivar a compra desses tipos de bicicletas.

Para comprovar o uso real da bicicleta, os participantes receberão um dispositivo antifraude que certificará o uso efetivo do modal. Além disso, serão distribuídos dois mil kits contendo suporte para smartphone e luzes de sinalização, oferecendo mais segurança aos ciclistas.

Para incentivar ainda mais a adesão à bicicleta, a cidade de Florença destinará um bônus de 100 euros por mês aos 200 ciclistas que acumularem mais pontos no aplicativo por meio de diversas ações virtuosas, como o número de quilômetros percorridos e a participação em eventos e questionários.

O programa “Pedala, Firenze ti premia” entrará em vigor no Dia Mundial da Bicicleta, em 3 de junho, e terá duração de um ano. A iniciativa faz parte do projeto “Florença para o clima”, que busca melhorar a qualidade do ar e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

O uso de bicicletas como meio de transporte é uma estratégia eficiente para reduzir o uso de automóveis e, consequentemente, diminuir as emissões de poluentes. A venda de SUVs tem aumentado nos últimos anos, tornando-se um problema para o meio ambiente. Por isso, é importante criar soluções para desincentivar o uso de carros e incentivar a adoção de meios de transporte mais sustentáveis.

Embora o sistema de recompensas seja uma estratégia temporária, especialistas destacam que é fundamental investir em estruturas eficientes para garantir a segurança dos ciclistas e promover uma viagem de bicicleta tão prática e rápida quanto a de carro. Dessa forma, será possível criar um estímulo permanente ao uso da bicicleta como meio de transporte.

Florença está dando um grande exemplo ao incentivar seus moradores a trocar o carro pela bicicleta, promovendo um estilo de vida mais sustentável e saudável. Espera-se que outras cidades sigam esse exemplo e adotem medidas para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte. Afinal, a bicicleta é um modal de baixo custo, não emite poluentes e ainda contribui para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]