Ministra manifesta apoio a Talíria na eleição em Niterói, Macaé.

Ministra declara apoio a Talíria na corrida eleitoral em Niterói | Enfoco

Marina Silva declara apoio a Talíria Petrone na corrida eleitoral em Niterói

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, demonstrou seu apoio à pré-candidatura à Prefeitura de Niterói da deputada federal Talíria Petrone (Psol) durante sua visita ao Estado do Rio, no sábado (25). O meio ambiente é um dos destaques no plano de governo da parlamentar.

“Talíria é uma mulher forte e potente que nos orgulha. Ela é a nossa deputada pelo Rio de Janeiro, mas é a deputada federal do Brasil, porque defende as causas do país. Que ela possa ser uma esperança para que essa cidade possa fazer políticas públicas com qualidade e igualdade de oportunidade para todas as pessoas”, disse a ministra.

Marina Silva é um símbolo da luta ambiental no Brasil e acredita que o futuro do país só será possível com pré-candidatos que tenham o compromisso de construir cidades resilientes, adaptadas e preparadas para enfrentar eventos climáticos extremos.

“Marina nos inspira. Outro dia perguntaram como ela vê o atual momento: otimista ou pessimista. Ela disse ‘persistente'. E sua persistência é inspiração para nós”, afirmou Talíria Petrone.

Essa aliança entre as legendas Psol e Rede marca um momento histórico. A deputada federal acompanhou as agendas da ministra em e na capital.

“As eleições municipais são determinantes para derrotarmos o ódio e o atraso. Temos que ter programas que entendam que é fundamental nos relacionarmos com a natureza a partir do pressuposto de que somos parte dela”, declarou a pré-candidata a prefeita.

Durante os eventos, Marina Silva lançou a “Cartilha de Competências — Executivo e Legislativo Municipal”, da Fundação Rede Brasil Sustentável. O manual explica a política institucional e incentiva a população a construir uma sociedade justa e igualitária.

Em , foram anunciadas as pré-candidaturas da Rede e da pré-candidata Emily Santos, do Psol. O evento contou com a participação da deputada estadual Renata Souza (Psol), do deputado federal Túlio Gadêlha (Rede), da vereadora Iza Vicente (Rede) e do coordenador nacional de organização da Rede, Giovanni Mockus.

No Rio, estiveram presentes parlamentares do Psol, como Yuri Moura, Chico Alencar, Tarcísio Motta e Thaís Ferreira. Pré-candidatos, como Marilene Esperança, também prestigiaram a mobilização.

Sustentabilidade é um dos principais temas abordados pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Ela destacou que o governo Lula conseguiu diminuir o desmatamento em 55% e que a meta é zerá-lo até 2030. Para isso, ela sugere medidas como sistema de alerta, rota de fuga, lógica de alimentos e remédios, treinamento da população, criação de banco de voluntários e remoção da população.

“A base da política do presidente Lula é combater a desigualdade, fortalecer a democracia e enfrentar o problema da mudança do clima. O que está acontecendo no Rio Grande do Sul é um evento climático extremo. A Rio 92 disse que era preciso combater a mudança do clima. Ninguém deu ouvidos. Agora a gente está fazendo a pedagogia da dor, do medo, da perda da esperança. Mas nós acreditamos que é possível reverter isso com políticas de transição. Agora todos teremos que ser sustentabilistas. O que a gente não pode é ser negacionista”, disse Marina Silva.

A emergência climática destaca a importância de políticas que respeitem a natureza. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), existem 1.942 municípios vulneráveis aos eventos extremos.

“Vivemos momentos muito difíceis e um dos ataques à democracia foi o retrocesso ambiental. Infelizmente, tragédias como a do Rio Grande do Sul não serão exceções se continuarmos do jeito que estamos. Os eventos extremos estão cada vez mais frequentes e intensos. Precisamos mudar o sistema e caminhar para uma transição ecológica. O aquecimento global não pode continuar, porque não há planeta B”, alertou Talíria Petrone.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Imagens:

Meio Ambiente é um dos destaques no plano de governo da parlamentar | Foto: Divulgação / Joy Dornelles

Inserir como código HTML com texto alternativo:

Preocupações ambientais. Foto: Divulgação / Joy Dornelles

Após as modificações, o texto possui mais de 600 palavras e mantém o mesmo sentido da notícia original. As informações foram reorganizadas de forma jornalística, respeitando a hierarquia e utilizando tags HTML adequadas.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]