Microsoft Edge experimenta controle de consumo de memória RAM.

Microsoft Edge testa controle de uso da memória RAM

Microsoft Edge testa novo recurso que permite controlar o uso de memória RAM

A Microsoft está testando uma nova função no Microsoft Edge que permitirá aos usuários controlar o uso de memória RAM pelo navegador. A descoberta foi feita pelo usuário Leopeva64 na versão de teste mais recente do Edge, conhecida como Edge Canary, sugerindo que o recurso poderá ser lançado em breve.

A novidade encontrada nas capturas de tela mostra duas opções de controle de uso da RAM: durante jogos, onde o usuário poderá limitar o uso da memória pelo navegador durante a jogabilidade, e sempre, para controlar o uso da RAM a qualquer momento. Além disso, o nível de uso da memória RAM também é exibido em tempo real na janela “Conceitos básicos do navegador”.

De acordo com o XDA Developers, esse recurso faz parte da estratégia de implementação controlada da Microsoft. Os usuários que participam do programa de desenvolvedores, o Edge Insider, e possuem a versão mais recente do Edge Canary podem verificar se o recurso está disponível em Configurações -> Sistema e desempenho -> Detector de desempenho.

Essa função é mais uma tentativa da Microsoft de competir com outros navegadores, como o Google Chrome e o Mozilla Firefox. Nos últimos anos, o Microsoft Edge passou a ser baseado no Chromium e foi aprimorado com inteligência artificial, tornando-o mais leve, intuitivo e funcional.

No entanto, assim como no passado, quando a Microsoft lançou o Internet Explorer, a empresa ainda usa artimanhas para incentivar os usuários do Windows a utilizarem o Edge como navegador padrão. Essas estratégias podem ser observadas, por exemplo, na integração do Edge com o sistema operacional e em recursos exclusivos oferecidos aos usuários do Windows 11.

É importante ressaltar que o controle de uso da memória RAM no Microsoft Edge pode trazer benefícios para os usuários, permitindo que eles tenham mais controle sobre o desempenho do navegador e melhorem a eficiência do uso de recursos do sistema. No entanto, é fundamental aguardar o lançamento oficial do recurso para verificar sua eficácia na prática.

Em resumo, o Microsoft Edge está testando um novo recurso que permite aos usuários controlar o uso de memória RAM pelo navegador. Essa função, que ainda está em fase de testes, pode trazer benefícios para os usuários, permitindo um melhor controle sobre o desempenho do navegador e a eficiência do uso de recursos do sistema.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]