Maricá: Últimos dias para se inscrever no exame de ensino fundamental

Maricá: Educação segue com inscrições para exame de ensino fundamental até domingo (03/12)

Maricá: Inscrições abertas para Exame Municipal de Certificação do Ensino Fundamental

A Prefeitura de , por meio da Secretaria de Educação, está com inscrições abertas até domingo (03/12) para o Exame Municipal de Certificação de Competência do Ensino Fundamental (EMCCEF). Este exame é voltado para jovens e adultos a partir dos 15 anos que desejam obter um certificado oficial de conclusão do Ensino Fundamental.

A prova será aplicada no dia 09/12 e está disponível para alunos matriculados na rede pública municipal de ensino de , inscritos no Pré-Encceja e para o público em geral. Os candidatos regularmente matriculados na rede pública farão a inscrição em sua unidade de origem, enquanto os interessados não matriculados deverão se inscrever pelo link: https://forms.gle/ddwgMd3UNE15Y4EM6. Ao acessar o link, será necessário preencher e-mail e telefone.

As inscrições podem ser feitas pelos pais ou responsáveis de candidatos PCD e menores de 18 anos, ou pelos próprios candidatos maiores de 18 anos.

Conteúdo da prova

O Exame será composto por diversas disciplinas, como Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês), Matemática, Ciências, Arte, Geografia e História. É importante que os candidatos estudem com base no conteúdo programático disponibilizado no edital, que pode ser acessado no site edu.marica.rj.gov.br (EMCCEF – EDITAL Nº007/2023/SM).

Oportunidade de conclusão do Ensino Fundamental

O Exame Municipal de Certificação de Competência do Ensino Fundamental é uma oportunidade para que jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental regular tenham a chance de obter um certificado oficial. Esse certificado é fundamental para ingressar no mercado de trabalho ou continuar os estudos em nível médio.

A Secretária de Educação de Maricá, em parceria com a Prefeitura, busca proporcionar mais oportunidades de qualificação e capacitação para a população, visando a formação educacional e a inclusão social.

A importância do Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental é fundamental para o desenvolvimento educacional e social de qualquer indivíduo. É nesse período que são adquiridos os conhecimentos básicos que serão fundamentais para os próximos passos da formação acadêmica e profissional.

Além disso, o Ensino Fundamental tem o objetivo de proporcionar o desenvolvimento integral do aluno, ampliando seu conhecimento e oferecendo uma base sólida para a vida adulta.

Inscrições e informações

As inscrições para o Exame vão até domingo (03/12). Os interessados devem se inscrever na unidade de origem, se forem alunos matriculados na rede pública municipal de ensino, ou pelo link disponibilizado para os não matriculados.

Mais informações sobre o Exame, como datas, horários e conteúdo programático, estão disponíveis no edital no site da Secretaria de Educação de Maricá.

Conclusão

O Exame Municipal de Certificação de Competência do Ensino Fundamental é uma oportunidade para que jovens e adultos de Maricá obtenham um certificado oficial de conclusão do Ensino Fundamental. Através dessa certificação, será possível ingressar no mercado de trabalho e/ou continuar os estudos em nível médio.

A Prefeitura de Maricá, em parceria com a Secretaria de Educação, está empenhada em oferecer mais oportunidades de qualificação e capacitação para a população, visando a formação educacional e a inclusão social.

Não perca essa chance de concluir o Ensino Fundamental e dar um passo importante em direção a um futuro melhor. Faça sua inscrição até domingo e esteja preparado para a prova no dia 09/12.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]