Maricá surpreende público com apresentação da famosa Orquestra de Sopros de Niterói

Mercado Municipal recebe Orquestra de Sopros de Niterói | Enfoco

Orquestra de Sopros do Aprendiz Musical se apresenta com Orquestra Jovem de Gersthofen

No dia 3 de dezembro, às 17h, a Orquestra de Sopros do Aprendiz Musical se apresentará juntamente com a Orquestra Jovem de Gersthofen no Mercado Municipal de Niterói. O evento terá entrada gratuita e promete encantar o público com belas performances musicais.

Essa apresentação é resultado de uma parceria entre o Aprendiz Musical e a JUGGE (Jugendorchester Gersthofen Schwäbische Bläserbuben), uma orquestra juvenil de sopros e percussão da cidade de Gersthofen, na Alemanha. Desde 2013, os dois programas têm promovido o intercâmbio de alunos, proporcionando experiências artísticas e culturais únicas.

Durante o intercâmbio na Alemanha, os músicos do Aprendiz tiveram a oportunidade de tocar com diversas orquestras de Gersthofen e Augsburg, além de participar de aulas intensivas de música na Universidade de Augsburgo. Essa experiência contribuiu para o desenvolvimento de suas habilidades orquestrais e ampliou seus conhecimentos musicais.

A Orquestra de Sopros do Aprendiz Musical é composta por cerca de 40 jovens músicos, com idades entre 11 e 24 anos. Eles são selecionados tanto das escolas atendidas pelo Programa Aprendiz, quanto por meio de editais abertos para ingresso nas atividades orquestrais. Sob a regência do professor e maestro Gabriel Dellatorre, o grupo tem se destacado pela qualidade de suas apresentações.

O repertório da orquestra é bastante diversificado, abrangendo desde músicas eruditas até populares, passando por marchas, dobrados, música folclórica e contemporânea. Através da música, os jovens músicos do Aprendiz Musical têm a oportunidade de expressar sua criatividade e desenvolver suas habilidades artísticas.

A Orquestra Jovem de Gersthofen, por sua vez, foi fundada em 1955 e oferece formação musical em instrumentos de sopro e percussão para crianças e jovens até 27 anos. A orquestra faz parte de um grande sistema de educação musical que abrange três orquestras, além de classes de educação musical primária e aulas de instrumento.

Um dos objetivos da JUGGE é promover a troca intercultural entre seus alunos e diferentes culturas ao redor do mundo. Para isso, a orquestra já realizou viagens para países como Rússia, Israel, Quênia e, em 2016, estiveram em Niterói, no Brasil. Esses intercâmbios permitem que os jovens músicos compartilhem experiências e se expressem artisticamente em contextos culturais diferentes.

Neste ano, a JUGGE virá novamente para Niterói, proporcionando concertos e intercâmbios artísticos-culturais em parceria com instituições locais como o Programa Aprendiz Musical em Niterói, o Espaço Cultural da Grota, o Lar da Criança Padre Franz Neumair, Cultura de Direitos em e o Colégio Cruzeiro no Rio de Janeiro.

O Programa Aprendiz Musical é uma iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói em parceria com a Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Economia Criativa, a Secretaria de Educação e a gestão do IMMuB. O programa busca promover o acesso à educação musical de qualidade, incentivando o aprendizado e a prática musical entre os jovens da cidade.

A apresentação da Orquestra de Sopros do Aprendiz Musical junto com a Orquestra Jovem de Gersthofen promete ser um momento único para os amantes da música. Será uma oportunidade de apreciar o talento desses jovens músicos e celebrar a troca cultural entre Brasil e Alemanha.

Imagem 1: Orquestra de Sopros do Aprendiz Musical | Foto: Divulgação

Imagem 2: Evento está marcado para acontecer às 17h desta sexta (3) | Foto: Péricles Cutrim / Enfoco

Fonte: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]