Maricá: Saúde disponibiliza mamógrafo para otimizar exames de diagnóstico

Maricá: Saúde entrega mamógrafo que irá agilizar a realização dos exames diagnósticos

Maricá: Saúde entrega novo mamógrafo para agilizar exames diagnósticos

A Prefeitura de , por meio da Secretaria de Saúde, apresentou nesta terça-feira (02/07) o novo mamógrafo digital da cidade, que começará a funcionar no Centro de Diagnóstico e Tratamento (CDT) localizado em Flamengo. O equipamento de ponta possui capacidade para realizar 560 mamografias por mês, proporcionando um diagnóstico mais rápido e qualificado para as mulheres atendidas no município.

A cidade de já realiza mamografias por meio de um serviço contratualizado, com uma média de 240 exames mensais. Com a chegada do novo equipamento adquirido, a capacidade de exames de imagem para o diagnóstico precoce do câncer de mama no município será três vezes maior, chegando a 800 mamografias por mês. Serão priorizados os casos mais graves, seguindo os critérios de classificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, ressaltou que o mamógrafo permitirá agilizar o fluxo de exames, proporcionando mais bem-estar à população. Segundo ele, a partir de agora, 140 mulheres por semana poderão utilizar esse equipamento. Isso representa um crescimento significativo, saindo de cerca de 3 mil exames anuais para quase 10 mil. Maricá passa a ter a capacidade de realizar, em seu próprio território, o diagnóstico precoce que contribui para a efetividade do tratamento e da cura. Horta reafirmou o compromisso de expandir essa capacidade e continuar trabalhando para cuidar e proteger a vida das mulheres.

Novas melhorias no Centro de Diagnóstico e Tratamento

O CDT está passando por uma importante readequação para melhor acolher os usuários. A reestruturação inclui a modernização dos equipamentos e a otimização dos espaços de atendimento, garantindo mais conforto e eficiência para os pacientes e profissionais de saúde. Em breve, o local também receberá outros aparelhos essenciais para otimizar os procedimentos oferecidos, incluindo um novo raio-X.

A unidade já realiza mais de 20 tipos de procedimentos, como eletrocardiograma, eletroencefalograma, teste ergométrico, audiometria, diversos tipos de ultrassonografia, entre outros. Além disso, são oferecidas consultas de nutrição, dermatologia, otorrinolaringologia e planejamento familiar. São, em média, 3.500 atendimentos mensais.

Centro de Diagnóstico e Tratamento

A importância do novo mamógrafo para um diagnóstico assertivo

A secretária de Saúde, Juliana Nogueira, ressaltou a importância do novo equipamento para um diagnóstico precoce e assertivo do câncer de mama. Segundo ela, quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura. A mamografia possui dois objetivos principais: o rastreamento, que é o principal exame confirmado pela literatura para o diagnóstico precoce do câncer de mama, e a mamografia diagnóstica, que é realizada quando há características suspeitas a serem investigadas. Com o novo mamógrafo, será possível realizar esses exames com mais agilidade e qualidade, promovendo a saúde das mulheres atendidas no município de Maricá.

É fundamental destacar a importância da realização de mamografias regularmente, principalmente para mulheres acima de 40 anos, como forma de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Essa ação é essencial para garantir um tratamento mais efetivo e um melhor prognóstico para as pacientes.

Avalie esta notícia

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]