Maricá: Prefeitura de Maricá promove primeira edição de 2024 do programa “Ondas Certas”

Prefeitura de Maricá realiza primeira edição de 2024 do projeto “Marola Certa”

Maricá realiza primeira edição de 2024 do projeto “Marola Certa”

A Prefeitura de , por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, promoveu no domingo (03/03) a primeira edição de 2024 do Marola Certa, projeto de prevenção a afogamentos nas praias da cidade. A iniciativa, que reuniu 100 inscritos com idades entre 6 e 17 anos, aconteceu na praia de Itaipuaçu, na altura da Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Av. 1).

O projeto Marola Certa tem como objetivo principal orientar e treinar crianças e adolescentes sobre os riscos do mar e como agir em situações de perigo. Através de atividades educacionais e práticas, os participantes são instruídos sobre prevenção a afogamentos, suporte básico de vida, salvamento na água e leitura correta das bandeiras de sinalização das praias. Além disso, eles também aprendem noções básicas sobre oceanografia, formação das ondas, natação, prevenção de incêndios e limpeza das praias.

O Secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabrício Bittencourt, enfatizou a importância do projeto e anunciou que as atividades serão intensificadas este ano. “A gente aumentou as atividades nesta edição do Marola, chamando a atenção dos banhistas que devem respeitar as sinalizações com bandeiras e as orientações dos guarda-vidas. Vamos intensificar as ações neste ano e o projeto passa a acontecer uma vez ao mês com mais atividades educacionais para a criançada nas praias”, afirmou.

Fonte: Plantão Guia Região dos Lagos

A iniciativa é muito bem recebida pelos moradores da região, como é o caso de Diane Jéssica dos Santos, moradora de Jacaroá, que inscreveu seus filhos no projeto. Seus dois filhos, João Gabriel dos Santos (12 anos) e Luiz Davi dos Santos (14 anos), adoram surfar e passam muito tempo na praia. “Essa iniciativa me ajuda a ter mais segurança e saber que eles estão mais preparados para entrarem no mar. É maravilhoso e importante termos esses treinamentos”, disse Diane.

Clarice Oliveira, de 10 anos, também participa do Marola Certa e destaca a importância de aprender sobre o mar e saber onde pode tomar banho com segurança. “Eu adoro a praia e poder ter mais dicas é muito bom”, comentou ela.

O projeto Marola Certa foi criado em com o objetivo de reduzir os índices de afogamentos nas praias da cidade. Anualmente, muitas vidas são perdidas devido à falta de conhecimento sobre os perigos e as precauções necessárias ao frequentar o mar. Com o Marola Certa, a Prefeitura busca educar e conscientizar jovens para que eles possam aproveitar as praias de forma segura.

Próximas edições do Marola Certa

De acordo com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, o projeto Marola Certa passará a ocorrer mensalmente, com uma série de atividades educacionais adicionais para as crianças e adolescentes. O objetivo é expandir o conhecimento e habilidades dos participantes, preparando-os ainda mais para qualquer situação de risco que possam enfrentar no mar.

A próxima edição do projeto está marcada para o dia 15 de abril, na praia de Ponta Negra. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site da Prefeitura de Maricá.

A iniciativa do Marola Certa é uma importante contribuição para a segurança e bem-estar dos moradores e turistas de Maricá. Além de proporcionar conhecimento e treinamento para os mais jovens, a ação também busca conscientizar os banhistas sobre a importância de seguir as orientações dos guarda-vidas e respeitar as sinalizações nas praias.

Marola Certa
Fonte: Plantão Guia Região dos Lagos

A Prefeitura de Maricá continuará investindo em ações de prevenção e segurança nas praias, visando garantir um ambiente seguro para moradores e visitantes. O projeto Marola Certa é uma iniciativa essencial para a conscientização e educação das crianças e adolescentes, promovendo a cultura de segurança nas praias.

A participação da comunidade também é fundamental nesse processo, respeitando as orientações dos guarda-vidas e se informando sobre os riscos e precauções ao frequentar o mar. Com conhecimento e educação, é possível desfrutar das praias de Maricá de forma segura e tranquila.

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, está de parabéns pela realização do projeto Marola Certa. A iniciativa demonstra a preocupação com a segurança e o bem-estar da população, investindo na prevenção de acidentes e afogamentos nas praias da cidade.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]