Maricá pode ser reconhecida pela UNESCO como integrante de geoparque fluminense

Maricá poderá ser credenciada pela UNESCO como membro de geoparque fluminense

pode se tornar membro de geoparque fluminense credenciado pela UNESCO

A Prefeitura de , cidade localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, poderá receber nos próximos meses um credenciamento importante: se tornar a porta de entrada do Geoparque Costões e Lagunas. Esse geoparque é um patrimônio geológico que abrange áreas de interesse científico, didático-pedagógico, turístico, histórico, pré-histórico e ecológico. Recentemente, duas placas indicativas foram instaladas em pontos estratégicos de acesso a áreas de interesse em Itaipuaçu e Ponta Negra.

Uma comitiva da UNESCO virá a Maricá em julho para conhecer e avaliar os pontos indicados e sua preservação. A cidade tem grandes chances de obter o credenciamento, segundo o secretário de Turismo, Thiago Medina. Ele ressalta a importância de fazer parte do geoparque para o turismo sustentável na região, que fortalece o desenvolvimento local.

O Geoparque Costões e Lagunas, que atualmente inclui 15 municípios fluminenses, poderá ter Maricá como sua porta de entrada. Os geoparques são considerados soluções do século 21 para a geoconservação de áreas relevantes, através do turismo e da educação geoturística, envolvendo as populações residentes no território. A UNESCO é a entidade promotora desse programa internacional desde 2015.

A relevância de um geoparque credenciado pela UNESCO é imensa. Ele confere reconhecimento internacional, além de trazer benefícios como turismo sustentável, preservação geológica, desenvolvimento econômico, pesquisa científica e valorização cultural.

A comitiva da UNESCO que visitará Maricá em julho conhecerá diversos locais de interesse, como o Caminho de Darwin, a Fazenda Itaocaia, o Farol de Ponta Negra e a Gruta da Sacristia. Foi entregue à UNESCO um dossiê explicando a relevância desses locais, o que despertou o interesse pela visita.

Um dos coordenadores do projeto Geoparque Costões e Lagunas, Jhone Caetano de Araújo, destaca que Maricá possui um patrimônio geológico de alto valor. Segundo ele, a Gruta da Sacristia possui rochas com entre 500 milhões e 2 bilhões de anos de existência, trazendo fragmentos do continente africano. Além disso, a passagem do naturalista Charles Darwin pela região também é considerada um fator importante na decisão da UNESCO.

Se Maricá receber o credenciamento, isso trará muitos benefícios para todos os segmentos do turismo de natureza na cidade. Além disso, abrirá portas para diferentes tipos de apoio vindos do governo federal e estadual, impulsionando ainda mais o desenvolvimento turístico e econômico da região.

A instalação das placas indicativas nessas duas áreas de interesse em Maricá foi realizada pelos funcionários do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER-RJ), com a supervisão da Secretaria de Turismo e dos integrantes do projeto Geoparque.

A coordenadora de projetos da Secretaria de Turismo, Márcia Freitas, enfatiza que a possível chancela da UNESCO agregará muito valor ao turismo de natureza na cidade, trazendo diversos benefícios para o município. Ela destaca que Maricá possui todos os aspectos que são considerados relevantes pela UNESCO para a concessão desse credenciamento.

O Geoparque Costões e Lagunas é conduzido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e engloba outras instituições federais e estaduais. Em março de 2024, o Conselho Executivo da UNESCO aprovou 18 dossiês mundiais, encaminhados até novembro de 2023, incluindo o Dossiê do Geoparque Costões e Lagunas, que é oficialmente aspirante à condição de geoparque mundial da UNESCO. Esse reconhecimento internacional será de grande importância para Maricá e contribuirá para o seu desenvolvimento sustentável.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]