Maricá: Operação do Gated no Taboal derruba mais cinco construções ilegais

Maricá: Ação do Gated no Taboal retira mais cinco construções irregulares

: Ação do Gated no Taboal retira mais cinco construções irregulares

A Prefeitura de , por meio do Grupo de Apoio Técnico Especializado em Demolições (Gated), realizou nesta sexta-feira (24/05) a quinta ação do ano na região do Taboal, em Itaipuaçu, que faz parte da zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra da Tiririca. O objetivo da operação foi desocupar e demolir construções irregulares, visando a preservação do meio ambiente e a segurança da população.

O Taboal, localizado entre o Barroco e o loteamento Morada das Águias, abrange uma área de cerca de 700 mil metros quadrados, predominantemente coberta pela vegetação chamada de ‘taboa', da qual o lugar recebeu seu nome. Essa vegetação tem a capacidade de absorver alagamentos causados por fortes chuvas, atuando na recarga do lençol freático e evitando enchentes. No entanto, a falta de ordenamento urbano e construções irregulares comprometem essa função.

Para combater esse problema, o Grupo Gated, formado por diversas secretarias municipais, realizou a descaracterização de um imóvel e a demolição de outras cinco construções. Essa operação faz parte de uma série de ações que já retiraram 26 construções irregulares na região neste ano.

Além das secretarias municipais envolvidas, a ação contou com a participação da Guarda Municipal, da Polícia e da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar). Essa integração entre os órgãos é fundamental para o sucesso das operações e a preservação da área.

A Prefeitura de Maricá tem investido cada vez mais no combate às construções irregulares e no ordenamento urbano. No dia 20 de maio, foi formalizado um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público Estadual com o objetivo de trocar informações e fortalecer as ações de fiscalização e combate às construções ilegais no município.

O Grupo Gated foi criado em 2021 e desde então vem intensificando suas ações para evitar construções irregulares e em áreas públicas. A partir do decreto municipal nº 777, o grupo passou a atuar com maior eficiência, realizando reuniões de planejamento a cada 20 dias e intensificando as fiscalizações nos bairros de Itaipuaçu, Spar, Jacaroá, Jardim Interlagos, Bambuí, Cordeirinho, Mumbuca e Condado.

A política habitacional Habitar Reassentamentos também tem sido fundamental para a realocação das famílias que viviam em áreas de risco ou em terrenos públicos. Essas famílias recebem aluguel social até que a nova residência esteja pronta. A Prefeitura de Maricá busca adquirir imóveis ociosos para realocação das famílias, mas também não descarta a construção de novos empreendimentos.

É importante ressaltar que qualquer denúncia sobre construções irregulares pode ser feita através do telefone da Secretaria de Urbanismo ou do Disque Denúncia. A participação da população é fundamental para garantir a preservação do patrimônio público e a segurança de todos.

A ação do Gated no Taboal em Maricá é mais uma medida importante para combater as construções irregulares e garantir a preservação ambiental. É necessário que a prefeitura continue investindo em ações de fiscalização e conscientização para garantir o ordenamento urbano e a segurança da população. O trabalho conjunto dos órgãos municipais, com o apoio do Ministério Público e da população, é fundamental para alcançar esse objetivo.

Imagem 1: ![imagem1](https://guiaregiaodoslagos.com.br/wp-content/uploads/2022/05/acao_gated_itaipuacu_-_frederico_meireles_-_245712051101.jpg)

Imagem 2: ![imagem2](https://guiaregiaodoslagos.com.br/wp-content/uploads/2022/05/acao_gated_itaipuacu_2_-_frederico_meireles_-_245712023439.jpg)

Imagem 3: ![imagem3](https://guiaregiaodoslagos.com.br/wp-content/uploads/2022/05/acao_gated_itaipuacu_3_-_frederico_meireles_-245712034353-1024×683.jpg)

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]