Maricá: Nova Estação de Tratamento de Esgoto é inaugurada em Inoã

Maricá inaugura Estação de Tratamento de Esgoto em Inoã

Maricá inaugura nova Estação de Tratamento de Esgoto em Inoã

A Prefeitura de , por meio da Companhia de Saneamento de (Sanemar), inaugurou neste sábado (25/05) a Estação de Tratamento de Esgoto de Inoã (ETE). O novo sistema completo, com rede de esgotamento sanitário e estação de tratamento, será responsável em tratar os efluentes de mais de quatro mil pessoas que vivem na região norte do bairro, mais conhecida como Bosque Fundo.

A ETE também atenderá aos usuários da UPA Inoã, três escolas municipais (CEIM Professor José Carlos de Almeida e Silva, EM Darcy Ribeiro e Escola Municipalizada de Inoã) e o futuro Parque Olímpico. Interligada a uma rede de cerca de 13.400 metros de extensão, a estação terá vazão de cerca de dez litros por segundo.

“A gente está construindo inspiração e modelo de saneamento público municipal. Queremos proteger o nosso lençol freático para que tenhamos aqui, no território de Maricá, água de qualidade. Vamos sair de 27 km de esgotamento sanitário, com redes precárias, para 300 km de rede de esgoto em São José do Imbassaí, Ponta Negra, Inoã, Recanto (Itaipuaçu) e Centro. Em 50 anos construíram 3% de rede na cidade. Em dois anos, esse número de 3% vai para 30% de esgotamento sanitário”, destacou o prefeito Fabiano Horta.

Investimento em saneamento

A Prefeitura de Maricá já investiu mais de R$ 500 milhões em saneamento básico, visando atender às demandas da cidade. Ao final das obras, que estão em andamento, serão mais de 300 km de rede em pleno funcionamento, beneficiando cerca de 60 mil pessoas em toda a cidade.

Até o momento, 150 km de rede de esgotamento sanitário já foram construídos, abrangendo as regiões de Ponta Negra e Itaipuaçu, o que representa 50% do total das obras em andamento. Antes, a cidade contava apenas com 3% de cobertura de rede da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), localizada somente na região central.

A Sanemar também está realizando outras obras de esgotamento sanitário em grande escala, nas localidades de Ponta Negra, Jardim Atlântico Leste, Recanto, Inoã e São José do Imbassaí.

O primeiro sistema completo de esgotamento sanitário foi entregue para os moradores da Rua 47, em Itaipuaçu, com a estação de tratamento compacta que utiliza tecnologia viva, a Mikroete, desenvolvida em parceria com a Codemar. Essa iniciativa faz parte do projeto voltado para levar saneamento para comunidades em situação de vulnerabilidade social, como Camburi, Rua Peri (Itaocaia Valley) e Bananal.

No Centro de Maricá, a Sanemar está investindo na revitalização da antiga rede de esgoto construída pela antiga Cedae. Mais de três km de rede de esgotamento sanitário foram substituídos na região central de Maricá, utilizando tubulações mais modernas e eficientes.

Benefícios e perspectivas

Com a inauguração da ETE de Inoã, cerca de quatro mil pessoas serão beneficiadas com a melhoria do sistema de esgotamento sanitário na região. Além disso, a estação também atenderá aos usuários da UPA Inoã, escolas municipais e o futuro Parque Olímpico.

A presidente da Sanemar, Roberta Cardoso, anunciou que até o final deste ano mais de 60 mil pessoas serão beneficiadas nos quatro distritos de Maricá, com obras de esgotamento sanitário do Recanto a Ponta Negra.

O prefeito Fabiano Horta ressaltou a importância do investimento em saneamento básico e a meta de expandir a rede de esgoto em Maricá. A cidade busca se tornar um exemplo nacional no setor e garantir água de qualidade para seus moradores.

A inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto de Inoã representa um avanço significativo para Maricá, que está investindo na solução desse problema há alguns anos. Com mais obras em andamento e a universalização do esgotamento sanitário prevista para 2033, a cidade caminha para se tornar um exemplo de sustentabilidade e qualidade de vida para seus habitantes.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]