Maricá: Moeda Social Mumbuca: 11 anos assegurando dignidade na cidade

Moeda Social Mumbuca: 11 anos garantindo dignidade em Maricá

Moeda Social Mumbuca completa 11 anos em Maricá

A Moeda Social Mumbuca, criada em 2013 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social de , completa 11 anos de existência neste mês de junho. Ao longo desses anos, a movimentação financeira já ultrapassou a marca de R$ 3 bilhões, fortalecendo a economia local e melhorando a qualidade de vida da população.

Atualmente, mais de 130 mil correntistas estão cadastrados na Moeda Social Mumbuca, entre beneficiários de programas sociais e empreendimentos locais. A cada minuto, são realizadas cerca de 20 mil transações. A moeda social tem sido responsável por impulsionar 20% da economia da região.

O Banco Mumbuca, conhecido como Banco Comunitário Popular de , é responsável por gerir a Moeda Social Mumbuca e tem como foco a humanização das relações financeiras. Diferente dos bancos tradicionais, que têm um caráter meramente comercial, o Banco Mumbuca busca promover a igualdade, a distribuição de renda e o cuidado com as pessoas.

Com mais de 133 mil usuários, a maior parte dos beneficiários dos programas sociais e empreendedores cadastrados no Banco Mumbuca é composta por mulheres. Além de beneficiar a população local, a moeda social também tem impacto direto na empregabilidade feminina, proporcionando oportunidades e gerando renda.

Moeda Social Mumbuca: mais do que números, pessoas

O sucesso da Moeda Social Mumbuca não pode ser medido apenas em números, mas sim pelo impacto real na vida da população de Maricá. Cada dado representa uma pessoa, como a dona Maria, o seu José, o seu Erlei e a dona Guilherme.

Segundo Manuela Mello, presidente do Banco Mumbuca, a relação estabelecida com os usuários da moeda é próxima e pessoal: “São pessoas que param e vêm tomar café com a gente. São laços criados por conta da Moeda Social Mumbuca”. O banco realiza mais de 200 atendimentos presenciais em suas agências, além dos contatos realizados por telefone, WhatsApp e redes sociais.

Contribuição para o desenvolvimento econômico e social

O papel da Moeda Social Mumbuca na economia de Maricá é fundamental para a garantia do desenvolvimento sustentável da região. O Banco Mumbuca criou a incubadora “Sementes”, que ampliou suas atividades com a criação do Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT). A incubadora conta com uma equipe multidisciplinar para auxiliar os empreendimentos locais.

O Programa de Proteção ao Trabalhador (PPT), que demanda a formalização e qualificação dos empreendedores beneficiários, substituiu o Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT). Essa iniciativa reforça o compromisso do banco em fomentar o empreendedorismo e contribuir para a geração de emprego e renda na região.

O maior banco comunitário da América Latina

O Banco Mumbuca é considerado o maior banco comunitário da América Latina em termos de volume de transações financeiras. Esse reconhecimento ressalta a importância da Moeda Social Mumbuca para a economia e para a vida dos moradores de Maricá.

A Moeda Social Mumbuca tem mostrado que é possível promover o desenvolvimento econômico e social de uma comunidade por meio de uma moeda local. Sua atuação tem sido fundamental para fortalecer a economia, estimular o empreendedorismo e garantir a dignidade e igualdade para todos os cidadãos de Maricá.

Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]