Maricá: Maricá promove campanha de conscientização sobre a dengue para moradores de Jaconé

spot_img

: Prefeitura realiza ação de conscientização contra a dengue em Jaconé

A Prefeitura de promoveu nesta sexta-feira (1) uma ação de conscientização sobre focos do mosquito Aedes aegypti em diversas casas e terrenos, em Jaconé. Os agentes visitaram 891 lotes, para realizar ações de enfrentamento à dengue e identificar larvas e pontos em que o mosquito possa se reproduzir. As equipes da Sanemar já seguem para o Espraiado na próxima segunda-feira (4).

Nos loteamentos, os agentes orientaram os moradores a respeito dos procedimentos a ser adotados contra o mosquito e fizeram inspeções em caixas-d'água e poços destampados, pneus com acúmulo de água parada, entre outros locais.

O coordenador do projeto “Sanemar Contra a Dengue”, Raphael Carvalho, ressaltou a importância de a população ajudar no combate a propagação da dengue.

“Nós estamos atuando com esse programa porque a dengue está ligado diretamente a saúde da população de Maricá. Dessa forma, é fundamental as pessoas nos ajudarem, através da verificação de locais que possam acumular água parada, como pneus, caixa d'água, baldes e etc. Nós começamos a conscientização em Jaconé, pois aqui possuem muitos terrenos vazios, casas de veraneio, além de ser um lugar muito úmido, com muita área verde”, disse.

A moradora do bairro, Florinda Maria, de 68 anos, comentou sobre a visita dos agentes da Sanemar e destacou que está atenta aos possíveis focos do mosquito que possam surgir na sua casa ou em terrenos vizinhos.

“Estou me cuidando muito contra a dengue. Depois da visita deles, eu estou verificando a minha casa e também a dos meus vizinhos, pois é importante todos estarem em alerta. Eu e algumas pessoas daqui somos idosos e devemos ter cuidado redobrado”, contou Florinda.

Outra moradora da região, Ivone da Silva, de 59 anos, falou que os números da dengue vêm crescendo na cidade e de sua atenção para proteger a família.

“Minha família está atenta ao surgimento de focos do mosquito. Procuro diariamente olhar a loja e também minha casa, se possui alguma água parada. Estamos vivendo uma epidemia e não podemos deixar os números de casos aumentarem. Eu tenho duas netas e já aderi às dicas da equipe para que ninguém pegue a doença”, afirmou.

É importante ressaltar a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito infectado, e pode causar sintomas como febre, dores musculares, fadiga e erupções cutâneas. Em casos mais graves, pode levar à dengue hemorrágica, que é uma forma mais grave da doença e pode ser fatal.

Por isso, é fundamental que a população esteja consciente dos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito. Medidas simples como tampar caixas-d'água, manter pneus guardados em local coberto e sem acúmulo de água, limpar recipientes que possam acumular água parada, entre outras ações, são essenciais para controlar a disseminação da dengue.

A Prefeitura de Maricá, por meio do projeto “Sanemar Contra a Dengue”, está realizando um importante trabalho de conscientização e combate ao mosquito, mas é fundamental que cada cidadão faça a sua parte. A colaboração de todos é essencial para tornar a cidade um ambiente seguro e livre da dengue.

É importante lembrar que a dengue é um problema de saúde pública, e a ação conjunta da população e do poder público é fundamental para combatê-la. Não devemos deixar de lado as medidas preventivas, mesmo em épocas de pandemia, pois a dengue pode trazer ainda mais problemas de saúde para a população.

Portanto, é fundamental que todos estejam atentos e cuidem de suas casas e terrenos, eliminando possíveis criadouros do mosquito. A conscientização é a melhor forma de prevenção, e juntos podemos combater a dengue e proteger a nossa saúde e de nossa família. Vamos fazer a nossa parte!

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]