Uma residência localizada em Itaipuaçu, no distrito de Maricá, está atraindo a atenção tanto de residentes quanto de visitantes pela empenho do casal Sylvio Ennes e Elaine Mattos, que mantém a tradição de criar uma deslumbrante decoração com luzes e enfeites gigantes, composta por uma ornamentação natalina luxuosa. Morando no Jardim Atlântico Leste há quatro anos, eles foram reconhecidos com prêmios em dois anos consecutivos por seu trabalho exemplar.
Elaine, uma professora de 55 anos, compartilhou que já realizava decorações semelhantes em seu apartamento no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, e decidiu replicar a ideia em sua nova casa de veraneio. “Lá, a decoração era menor devido ao espaço limitado. Sempre amei essa época e brinco com meu marido que eu planejo enquanto ele executa”, contou ela. Sylvio, por sua vez, é um engenheiro aposentado e explicou que várias das peças decorativas são encomendadas sob medida, com novidades a cada ano.
Esse Papai Noel gigante no nosso telhado eu mandei confeccionar. Fiz o projeto, ele foi manufaturado e já está ali pelo segundo ano. Já o presépio no quintal está estreando, assim como a Vila de Natal aqui na nossa varanda
Originalmente, a intenção do casal era que a casa servisse apenas como local de verão e lazer. Porém, devido à pandemia de covid-19, acabaram se estabelecendo definitivamente no local após uma reforma completa. Para isso, fizeram um investimento em um gerador de energia visando a modernização elétrica e implementaram um sistema de luz solar. Essa infraestrutura permite que a decoração de Natal comece a brilhar logo ao pôr do sol, iniciando assim um espetáculo luminoso na propriedade.
Inspiração
Sylvio mencionou que se inspirou em decorações de casas que viu em diversos lugares, tanto no Brasil como no exterior. “Observei muitas dessas decorações nas regiões Sul do Brasil, como Santa Catarina e Paraná, além de lugares como Porto Alegre e até em países como Canadá e Estados Unidos. Com isso em mente, decidimos buscar materiais que nos permitissem fazer algo semelhante, dentro das nossas possibilidades”, explicou.
Alegria do público
O casal disponibilizou um trenó, também confeccionado sob medida em tamanho real, que está posicionado na calçada da casa. Todos os dias, tanto moradores quanto turistas, assim como as crianças, fazem paradas para tirar fotos e admirar a linda decoração.
“Recebemos pessoas de outras cidades que estão passando por aqui e acabam parando para conversar, tirar fotos e gravar vídeos. Muitos nos perguntam se têm permissão para entrar no quintal, e todos ficam maravilhados”, comentou o casal, que optou por não divulgar o custo total da decoração.
Crianças frequentemente param para subir no trenó e pedem a seus pais que registrem este momento divertido. “Estamos considerando colocar uma placa informando que as crianças podem entrar no trenó, pois muitos ficam tímidos ou com medo de fazê-lo. Contudo, tudo foi feito com muito carinho e pensado para elas”, revelou Elaine.
Reconhecimento
O casal recebeu prêmios por duas edições consecutivas de um concurso promovido pela prefeitura de Maricá, que reconhece a casa mais bem decorada durante o Natal. Essa honraria foi concedida em 2022 e 2023, sendo que eles nem sabiam da competição inicialmente.
Nós chegamos aqui e realizamos as decorações que já fazíamos em nossa antiga casa, porém com um volume muito maior e mais elaborado. Um belo dia, uma moça parou e comentou sobre o concurso. Então nos inscrevemos e acabamos ganhando”, disseram.
Significado da data
Emocionados, Elaine e Sylvio refletiram sobre o significado do Natal, destacando que é um período de união, amor, renovação e, principalmente, de conexão com os entes queridos. Elaine mencionou que, devido à rotina intensa de seu filho, nem sempre conseguem se reunir como desejam, embora se orgulhe do trabalho dele na área da saúde.
“Ele é médico, e você sabe como é. Porém, ele tenta vir antes do Natal e logo já precisa retornar ao trabalho. Enquanto estamos aqui celebrando, fico contente em saber que ele está fazendo algo que ama e, principalmente, salvando vidas”, expressou Elaine, que também falou sobre a gratidão pela vida de seu esposo, que passou por um transplante de fígado há dois anos. Sylvio fez uma observação leve sobre a situação, mas ressaltou a importância da “renovação”.
“Agora, meu fígado é novo, mas não é meu, né?” (risos). Precisamos lembrar sempre para sermos gratos e ter consciência do verdadeiro significado desta data. Abracem, beijem, amem, perdoem e aproveitem, já que não sabemos o que o amanhã nos reserva”, concluiu o engenheiro.
Fonte da Notícia: Plantão Guia Região dos Lagos