Maricá conclui distribuição de 2.070 diplomas do Passaporte Acadêmico

Maricá finaliza entrega de 2.070 certificados do Passaporte Universitário

Maricá finaliza entrega de 2.070 certificados do Passaporte Universitário

A Prefeitura de , através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação, realizou nesta quinta-feira (29/02) a segunda cerimônia de entrega de bolsas para diversas graduações aos contemplados pelo Programa Passaporte Universitário. A solenidade, que ocorreu no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Professora Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, reuniu mais de mil pessoas com as letras iniciais de ‘L a Z' e entregou 70 bolsas especialmente para o curso de Medicina no mesmo local. Ao todo, o programa entregou em dois dias 2070 bolsas aos maricaenses.

O prefeito Fabiano Horta comemorou a presença da juventude nesse ciclo do passaporte, destacando que isso significa a realização de algo que foi pensado desde o início. Segundo ele, era preciso estimular as crianças que frequentavam a escola pública de , e também as escolas privadas, a acreditar que a universidade não seria um lugar impossível. Pelo contrário, a universidade tornou-se um lugar possível na própria cidade. “Essa é a essência do Passaporte Universitário. São jovens que têm a tarefa de construir um mundo. Viva o Passaporte e viva os novos universitários!”, exclamou o prefeito.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Formação, Adriana Costa, emocionada, ressaltou a importância do programa na vida dos maricaenses. Ela destacou que o Passaporte Universitário tem transformado a vida da juventude local, tornando o sonho de concluir o ensino médio e ingressar na faculdade uma realidade palpável. “Hoje é um dia muito especial, um dia de entrega. Um dia de realizar sonhos e entrar para a tão sonhada graduação. A juventude de Maricá aprendeu que é possível terminar o ensino médio e entrar para a faculdade. Aqui a faculdade está se tornando um sonho rotineiro na vida dos nossos maricaenses”, ressaltou Adriana.

Os novos bolsistas foram classificados para 28 diferentes cursos, entre eles Administração, Direito, Enfermagem, Odontologia e Medicina Veterinária.

Para Nayara Oliveira, de 18 anos e moradora de Itaipuaçu, o Passaporte Universitário tornou possível a realização do sonho de ser a primeira pessoa de sua família a cursar o ensino superior. “Sou a primeira da minha família a conseguir entrar na faculdade, então meu coração está cheio de alegria. Minha família também está super feliz. Estou transbordando de felicidade”, comentou Nayara, que começará a cursar Psicologia.

Polyana Soares, de 20 anos, também está animada com sua conquista. Ela foi aprovada no curso de Odontologia após enfrentar dificuldades na primeira prova devido à falta de intérprete de libras. No entanto, ela persistiu e fez uma segunda prova com o auxílio do intérprete, garantindo sua aprovação. “Estou muito feliz, emocionada e confiante com os próximos passos na faculdade”, afirmou Polyana, moradora do Bananal.

O Programa Passaporte Universitário é uma iniciativa que oferece bolsas gratuitas para cursos livres, técnicos, graduação e pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu. Desde o início do programa em 2019, já foram distribuídas 8.499 bolsas de graduação e pós-graduação. Entre os cursos de pós-graduação oferecidos estão Engenharia, Gestão Estratégica de Negócios e Administração Hospitalar, dentre outras especializações.

Em contrapartida, as universidades credenciadas se comprometem a criar, em até cinco anos, unidades de ensino universitário em Maricá. Já entre os cursos de graduação oferecidos pelo programa nas universidades Estácio de Sá, UniLaSalle, Vassouras e Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) estão Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Farmácia, Fisioterapia, entre outros.

Com a entrega dessas 2.070 bolsas, o Passaporte Universitário reafirma o compromisso de possibilitar o acesso à educação de qualidade e o desenvolvimento dos maricaenses, ampliando suas oportunidades no mercado de trabalho e contribuindo para o crescimento da cidade. É um programa que realmente está mudando a vida dos jovens e fazendo de Maricá um lugar onde o sonho da universidade se torna realidade para todos.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]