Maricá: Cidade Ecológica promove campanha pela prevenção de incêndios.

Cidade Sustentável realiza ação de conscientização contra queimadas

Maricá: Secretaria de Cidade Sustentável realiza ação contra queimadas

A Prefeitura de , através da secretaria de Cidade Sustentável, promoveu na manhã desta sexta-feira (28/06) uma ação de conscientização contra queimadas nos bairros de Santa Paula, Retiro e Silvado. A iniciativa contou com a participação de fiscais da secretaria e agentes do Grupamento Especial de Defesa Ambiental (Gedam) da Guarda Municipal.

Profissionais da secretaria visitaram escolas e estabelecimentos dos bairros, distribuindo cartazes e informando sobre a campanha. O objetivo da ação é instruir os moradores a denunciar e evitar a queima de pastos e incineração de lixo, além de incentivar alternativas sustentáveis para o descarte.

Importância da conscientização

A educadora ambiental Lidiane Costa, da secretaria de Cidade Sustentável, ressaltou a relevância dessas campanhas. Segundo ela, o período de maio a setembro é propício para o aumento de denúncias de queimadas, por isso é fundamental divulgar os números para que os moradores possam solicitar a verificação de indícios de incêndios.

Recentemente, a Prefeitura de divulgou um balanço sobre o aumento do número de queimadas na cidade nos últimos meses. Entre janeiro e junho deste ano, foram registrados 853 casos de incêndios à vegetação. As principais causas para esses incêndios são a queima de pastos, o descarte irregular de guimbas de cigarro, o descuido com fogueiras em acampamentos e a incineração de lixo.

Radir Ribeiro, fiscal de meio ambiente, destacou que a ação é necessária para promover a mudança de comportamento dos moradores. Ele ressaltou que essa é uma questão que não afeta somente Maricá, mas todo o país.

Parcerias com as escolas

A equipe da secretaria de Cidade Sustentável também estabeleceu parcerias com as escolas municipais, realizando reuniões com pais de alunos para discutir sobre o tema e incentivar a conscientização.

Aline Guimarães, diretora da Escola Municipal Vereador Osdevaldo Marins da Matta e moradora do bairro de Santa Paula, explicou que a campanha é importante para o aprendizado e conscientização social dos alunos. Ela ressaltou que o aumento das queimadas interfere diretamente na saúde das pessoas e do planeta.

Como evitar queimadas

A Defesa Civil de Maricá oferece algumas dicas para evitar incêndios, especialmente nos dias de clima mais seco. São elas:

  • Descarte guimbas de cigarros em locais adequados;
  • Não queime entulho, lixo ou folhas secas, principalmente em locais próximos a áreas de vegetação. Aguarde o dia da coleta pública;
  • O fogo não deve ser utilizado como agente de limpeza ou opção para renovar a pastagem. Busque alternativas sustentáveis para essa ação;
  • Mantenha sua propriedade sempre limpa, mesmo com pouca ou nenhuma vegetação;
  • Não solte balões, pois além de perigoso, é crime;
  • Esteja atento a qualquer foco de incêndio e avise as autoridades competentes em caso de emergência.

Em casos de pequenos focos de incêndio, além do Corpo de Bombeiros (193), as equipes da Defesa Civil de Maricá podem ser acionadas pelo telefone 199 ou pelos números (21) 2637-1999 e (21) 97000-5782. Já a Guarda Municipal pode ser contatada pelo telefone 153 ou pelo Disque Seop, através do número (21) 96809-1516.

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Picture of Bruno Rodrigo Souza

Bruno Rodrigo Souza

Bruno é Fundador e Editor no Guia Região dos Lagos

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]