Livros infantis mostram animais do Pantanal em nova coleção

livros pantanal

Coleção de livros apresenta fauna do Pantanal para crianças

No final de março deste ano, foi lançada a coleção “Vozes do Pantanal”, idealizada pela Chalana Esperança, um projeto criado pelas biólogas Daniella França, Luciana Leite, Lua Benício e Cecília Licarião. A coleção é composta por cinco livros que apresentam a diversidade da fauna do Pantanal para o público infantil. A iniciativa tem como objetivo promover a conscientização ambiental e o engajamento comunitário. No lançamento, foram distribuídos gratuitamente mil kits contendo os cinco livros e cinco mil guias de identificação de espécies para 49 escolas da rede pública de ensino fundamental de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

No final de abril, a coleção chegou a São Paulo, acompanhada do kit “O Pantanal é Animal”. O kit inclui um jogo de memória e um quebra-cabeças, ambos ilustrados com imagens da fauna pantaneira. Com a distribuição completa da primeira tiragem de cinco mil livros e mil kits de jogos, a apresentação da iniciativa em São Paulo teve como objetivo destacar a importância de ampliar a distribuição desse material educativo para as redes de ensino de todas as regiões do Brasil.

A coleção “Vozes do Pantanal” destaca a importância da preservação do bioma e aborda diferentes temas relacionados à fauna pantaneira. O primeiro livro, intitulado “Fogo no Pantanal: a deusa da chuva está machucada”, narra o drama da onça-pintada Amanaci, vítima dos incêndios florestais que devastaram o Pantanal em 2020. Amanaci teve as patas severamente feridas e foi resgatada e tratada pelo Instituto Nex, que luta contra a extinção da onça-pintada no Brasil.

Outros livros da coleção incluem “Tambanduá-Bandeira e as Estradas do Pantanal”, que aborda os atropelamentos de animais no bioma, “Carta do Jacaré-do-Pantanal”, que trata da caça predatória, “A Arara-Azul e a Caixinha da Esperança”, que destaca o desmatamento e as espécies ameaçadas de extinção, e “A Grande Aventura do Pintado na Piracema”, que alerta para a pesca ilegal.

Além dos livros, a coleção inclui um jogo de memória e um quebra-cabeças, que também trazem imagens da fauna pantaneira. Os kits são complementados por miniguias de identificação de espécies, que apresentam os diferentes grupos taxonômicos encontrados no Pantanal, como aves, mamíferos, répteis e anfíbios. Os miniguias contam com a colaboração de diversos fotógrafos engajados com a conservação do bioma.

A Chalana Esperança, responsável pela iniciativa, é um projeto que surgiu como resposta aos incêndios que destruíram parte do Pantanal em 2020. O projeto busca promover a conservação do Pantanal por meio do envolvimento comunitário e da colaboração com entidades locais, regionais e globais. O Acaia Pantanal e o Documenta Pantanal também são parceiros no projeto, atuando de forma integrada para preservar o bioma.

A coleção “Vozes do Pantanal” tem o objetivo de levar conhecimento sobre a fauna do Pantanal para as crianças, despertando nelas o interesse pela conservação ambiental. Através dos livros, jogos e miniguias, as crianças podem aprender de forma lúdica e interativa sobre a importância de preservar o bioma e suas espécies. É um projeto que visa formar novos defensores das riquezas naturais do Pantanal e contribuir para a conscientização ambiental desde a infância.

Manifestações de interesse no material e possíveis parcerias para reimpressão dos livros, jogos e miniguias podem ser encaminhadas para os canais de comunicação da Chalana Esperança, Acaia Pantanal e Documenta Pantanal.

Fonte: Guia Região dos Lagos

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]