Lançamento em São Paulo do 1º anuário brasileiro sobre questão do lixo Zerado

lixo zero nova economia

No último dia 10 de abril, foi realizado em São Paulo o fórum “A Nova Economia é Lixo Zero”, que marcou o lançamento do primeiro Anuário de Certificação Lixo Zero do Brasil. O evento, organizado pela AWA Growth em parceria com a Zeros e a ESG Pulse, reuniu especialistas, representantes de empresas e organizações certificadas para discutir economia circular, gestão de resíduos e apresentar iniciativas de impacto positivo.

Durante o fórum, foi ressaltada a importância do crescimento e das oportunidades de um ecossistema que valoriza a gestão de resíduos em um novo modelo econômico. Segundo Carla Hoffmann, CEO da AWA Growth e fundadora do Movimento Nova Economia, esse evento foi um marco não só para o movimento, mas também para a cadeia de gestão de resíduos no Brasil.

Destacando a relevância da certificação Lixo Zero, o Anuário apresentou dados consolidados de mais de 80 organizações em 2023. De acordo com o documento, no ano passado foram geradas 85,4 milhões de toneladas de resíduos no país, sendo que 10,9 milhões de toneladas foram recicladas e 72,3 milhões de toneladas foram encaminhadas para compostagem.

Além disso, o Anuário revelou que a reciclagem foi a tecnologia de tratamento mais utilizada, representando 92% do total, seguida pela compostagem com 75% e pelo coprocessamento com 57%. Já a logística reversa, o tratamento de efluentes e a biomassa foram menos utilizados, com 25%, 20% e 8%, respectivamente.

A Volkswagen, a Casa Cor, a Nestlé e a Gomes da Costa Embalagens foram algumas das empresas que apresentaram os maiores índices de desvio de aterro sanitário, de acordo com o Anuário.

Os organizadores ressaltaram que os dados apresentados confirmam a importância da Certificação Lixo Zero para as empresas que buscam consolidar sua responsabilidade socioambiental. A participação de todos os stakeholders no processo de gestão de resíduos é fundamental para o fortalecimento das boas práticas.

No evento, foram realizados painéis sobre a gestão de resíduos e as tendências no setor. Além disso, os palestrantes discutiram a importância do resíduo na nova economia, observando as oportunidades de desenvolvimento econômico e as tecnologias disponíveis.

O evento contou com a presença de representantes de diversas empresas certificadas, como Tetra Pak, Solar Coca Cola, Hyundai, Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau, Grupo CRM, entre outras.

O fórum encerrou com um painel que abordou o valor do resíduo na nova economia, contando com a participação de Sergio Marone, Founder da Tukano e ator de TV, Beatriz Pires, Coordenadora de investimento de impacto da Sitawi, Roger Koppler, Diretor Presidente da Yougreen, Roberto Rocha, Representante da Associação Nacional de Catadores, Renato Paquet, CEO da BR Polen, e Carla Hoffmann, CEO da AWA Growth e fundadora do Movimento Nova Economia.

O lançamento do Anuário de Certificação Lixo Zero e o fórum “A Nova Economia é Lixo Zero” marcaram um importante passo na conscientização e na busca por soluções sustentáveis de gestão de resíduos. A certificação Lixo Zero se torna cada vez mais relevante para as empresas que desejam adotar práticas responsáveis e contribuir para a construção de uma economia circular no país.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]