Ítalo Ferreira conquista etapa brasileira da Liga Mundial de Surfe em Saquarema
Na disputa da etapa brasileira da Liga Mundial de Surfe (WSL), realizada na praia de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos, Ítalo Ferreira sagrou-se campeão pela primeira vez em sua carreira. O potiguar superou o paranaense Yago Dora na final e garantiu o título nesta sexta-feira (28).
Com essa vitória, Ítalo Ferreira também alcançou a quarta posição no ranking mundial, o que lhe assegura uma vaga na fase final do circuito, chamada WSL Finals. Essa etapa decisiva acontecerá em Trestles, na Califórnia, em setembro. Dora, por sua vez, subiu para a sexta posição do ranking.
Outro destaque da competição foi a participação das mulheres. Na final feminina, a norte-americana Caitlin Simmers derrotou sua compatriota Sawyer Lindblad e conquistou o título pelo segundo ano consecutivo em Saquarema.
A próxima etapa da WSL será realizada em Fiji, na Oceania, após uma pausa para as Olimpíadas de Paris. Essa será a última oportunidade para os surfistas somarem pontos antes das finais. Já os Jogos de Paris terão a modalidade do surfe disputada em Teahupo’o (Taiti), entre os dias 27 de julho e 5 de agosto.
Ítalo Ferreira, que já foi campeão mundial em 2019 e conquistou a medalha de ouro na estreia do surfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, comemorou sua primeira vitória na etapa brasileira. Nas finais anteriores no Brasil, Filipe Toledo venceu três vezes, enquanto Adriano de Souza e Yago Dora foram campeões uma vez cada.
Na final contra Yago Dora, Ferreira começou com uma boa vantagem, mas o adversário se recuperou e ameaçou a vitória do potiguar. No entanto, Ítalo conseguiu se manter à frente e encerrou a bateria com um somatório de 13.67 contra os 10.60 pontos de Yago Dora.
No ranking dos homens, Ítalo está na quarta colocação, com 34.045 pontos, atrás de John John Florence (Havaí), Griffin Colapinto (Estados Unidos) e Jack Robinson (Austrália). Ethan Ewing, também da Austrália, completa o top 5. Yago Dora está logo atrás, na sexta posição, e Gabriel Medina, mesmo sendo eliminado nas quartas em Saquarema, ainda sonha com as finais, ocupando o oitavo lugar.
No ranking feminino, Tatiana Weston-Webb subiu uma posição após sua participação na etapa brasileira e agora é a sétima colocada. A liderança está com a havaiana Gabriela Bryan.
É importante ressaltar que todas as imagens utilizadas nesta notícia foram reutilizadas do texto original, seguindo as diretrizes de código HTML e incluindo textos alternativos que contribuem para a otimização do SEO da página.
Fonte: Guia Região dos Lagos