Introdução aos Semicondutores: Definição, Variedades e Utilização

Semicondutores: o que são, tipos e para que servem

Devido ao seu papel na fabricação de dispositivos eletrônicos, os semicondutores são uma parte importante do nosso dia a dia. Essa substância tem propriedades elétricas específicas que permitem que ela sirva de base para computadores e consoles, por exemplo.

Normalmente, é um elemento ou composto químico sólido que conduz eletricidade em determinadas condições, mas não em outras. Isso o torna um meio ideal para controlar a corrente elétrica e os aparelhos elétricos cotidianos.

Os semicondutores são materiais que têm uma condutividade entre condutores, geralmente metais como o cobre, e não condutores ou isolantes, como a maioria das cerâmicas. Os semicondutores podem ser elementos puros, como o silício ou o germânio, ou compostos, como o arseneto de gálio ou o seleneto de cádmio.

Uma substância que pode conduzir eletricidade é chamada de condutor, e uma substância que não pode conduzir eletricidade é conhecida como isolante. Os semicondutores têm propriedades que se situam entre o condutor e o isolante.

A propriedade condutora pode variar dependendo da corrente ou da tensão aplicada a um eletrodo de controle, ou da intensidade da irradiação por infravermelho, luz visível, ultravioleta ou raios-x. As propriedades específicas de um semicondutor dependem das impurezas, conhecidas como dopantes, adicionadas a ele.

Os compostos semicondutores comuns incluem o antimoneto de índio e os óxidos da maioria dos metais. Os elementos de dopagem incluem o carbono, o silício e o germânio.

Visto que têm uma ampla gama de recursos de manuseio de corrente e tensão, os semicondutores são empregados na fabricação de vários tipos de dispositivos eletrônicos, inclusive diodos, transistores e circuitos integrados.

Os semicondutores também desempenham um papel importante no controle de equipamentos em diversos campos, como a operação de ar condicionados em uma temperatura ambiente confortável, a melhoria da segurança de automóveis, o tratamento a laser em assistência médica de ponta e muito mais.

Existem diferentes tipos de semicondutores, como os do tipo N e os do tipo P. Um semicondutor do tipo N conduz a corrente principalmente na forma de elétrons carregados negativamente, enquanto um semicondutor do tipo P conduz a corrente predominantemente na forma de deficiências de elétrons, chamadas lacunas. Os semicondutores intrínsecos são puros em sua forma e compostos de apenas um tipo de material, enquanto os semicondutores extrínsecos são impuros, compostos de vários semicondutores intrínsecos com outras substâncias adicionadas para alterar suas propriedades.

Os semicondutores desempenham um papel fundamental no desenvolvimento e avanço da tecnologia, proporcionando os componentes necessários para a criação de dispositivos eletrônicos cada vez mais avançados e eficientes. Seu uso está presente em todas as áreas da nossa vida, desde a comunicação e entretenimento até a medicina e indústria automobilística.

No futuro, espera-se que os semicondutores continuem a evoluir e sejam utilizados em aplicações ainda mais inovadoras, impulsionando o progresso tecnológico e melhorando a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo.

[Imagem 1]

[Imagem 2]

[Imagem 3]

Ajude-nos e avalie esta notícia.
Felipe Rabello

Felipe Rabello

Felipe é um dos editores do Guia Região dos Lagos.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]