Menu

> Cidades

[wilcity_quick_search_form_shortcode]

Inscrições abertas para o Prêmio Megafone para ativismo no Brasil

prêmio megafone

O Prêmio Megafone de Ativismo abriu as inscrições para a sua terceira edição. Reconhecido como um importante estímulo ao ativismo social e ambiental no Brasil, o prêmio contempla 14 categorias que abrangem desde ações clássicas, como manifestações e ação direta, até formas contemporâneas, como ativismo digital, memes e humor na internet, além de música, arte de rua, documentário, fotografia e reportagem de mídia independente.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 9 de fevereiro através do site www.megafoneativismo.org. A iniciativa valoriza não apenas ações de alcance nacional, mas também ações locais, reconhecendo que cada pequena iniciativa pode ter um impacto significativo na realidade das pessoas. O prêmio busca destacar e reconhecer a luta por direitos humanos, sociais e ambientais necessários para um desenvolvimento sustentável e inclusivo no Brasil.

A cada edição, o Prêmio Megafone reúne as iniciativas mais marcantes do ano, criando uma galeria que preserva a memória da história recente do país. Cada premiado recebe um troféu artístico confeccionado pelo renomado artivista Mundano.

O artivismo, que é um dos principais destaques do prêmio, é reconhecido como uma ferramenta crucial de sensibilização e engajamento diante dos desafios culturais e estruturais da atual crise humanitária. Em um contexto de mudanças climáticas, conflitos e violências cotidianas, a arte ativista desempenha um papel vital na construção de uma nova imaginação política.

Desde a primeira edição em 2021, o Prêmio Megafone tem refletido as preocupações mais urgentes da sociedade brasileira. Em 2021, a pandemia e a destruição ambiental estiveram em destaque, enquanto em 2022, a defesa da democracia e da Amazônia foram centrais. Em 2023, os impactos das mudanças climáticas ganharam relevância, juntamente com os problemas históricos persistentes no Brasil, como o racismo, a desigualdade, a violência e a impunidade.

As inscrições serão avaliadas por um júri composto por ativistas selecionados pelas organizações que fazem parte da Coalizão Megafone, responsável pela realização do prêmio. As organizações parceiras incluem Pimp My Carroça, Instituto Socioambiental (ISA), WWF Brasil, Engajamundo, Sumaúma Jornalismo, Associação Intercultural de Hip-Hop Urbano da Amazônia (AIHHUAM), Hivos Brasil e o programa Vozes Pela Ação Climática Justa (VAC).

Confira abaixo as categorias do Prêmio Megafone:

– Ação Direta: ação ativista em formato presencial e direto, como ocupar algum espaço para impedir uma injustiça ou reivindicar direitos.

– Arte de Rua: arte de rua ativista, como grafite, lambe-lambe, intervenção, performance, projeção em vídeo, entre outras linguagens artísticas.

– Cartaz em Manifestação: cartaz ativista feito para alguma manifestação.

– Cidadão Indignado: desabafo indignado, presencial ou nas redes sociais, que aborde alguma realidade social ou socioambiental brasileira.

– Documentário: documentário audiovisual ativista de curta-metragem que retrate alguma realidade social ou ambiental brasileira.

– Fotografia: foto jornalística ou amadora que retrate alguma realidade social ou socioambiental brasileira.

– Jovem Ativista: ativista de 18 a 24 anos que lute por alguma causa social ou socioambiental brasileira e tenha se destacado em 2023.

– Marcha ou Manifestação de Rua: marcha ou manifestação ativista que tenha acontecido na rua em 2023.

– Perfil de Rede Social: perfil ativista em rede social que trate de alguma realidade social ou socioambiental brasileira e tenha se destacado em 2023.

– Meme ou Humor na Internet: meme ou conteúdo de humor ativista, como vídeo, foto, charge, imagem, gif, áudio, que tenha sido publicado e compartilhado em redes sociais em 2023.

– Música ou Videoclipe: música ativista (com ou sem videoclipe) de qualquer gênero musical que retrate alguma realidade social ou socioambiental brasileira e tenha sido lançada em 2023.

– Reportagem de Mídia Independente: reportagem jornalística que trate de alguma realidade social ou socioambiental brasileira e tenha sido publicada em 2023 em veículo de mídia independente.

– Megafone do Ano*: dedicado a algum ativista ou coletivo de ativismo brasileiro que tenha se destacado em 2023.

– Prêmio do Júri*: dedicado ao conjunto da trajetória de luta de algum ativista ou coletivo de ativismo brasileiro.

O Prêmio Megafone é uma oportunidade de reconhecer e valorizar o trabalho dos ativistas brasileiros, bem como promover a reflexão e o debate sobre questões fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável.

Ajude-nos e avalie esta notícia.

Use os botões abaixo para compartilhar este conteúdo:

Facebook
Twitter
Telegram
WhatsApp
[wilcity_before_footer_shortcode]